Notícias

Inflação da China avança 2,7% anualmente em julho, abaixo do esperado

1 Minutos de leitura

Segundo dados do Escritório Nacional de Estatísticas da China, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) avançou 2,7% na taxa anual de julho, ficando abaixo das expectativas de uma alta de 2,9% no período. É a inflação mais alta dos últimos dois anos no dragão vermelho. 

No mês, a inflação dos alimentos foi a mais substancial, de 6,3% na taxa anual. Entre os itens, a carne suína está entre os destaques, subindo 20,2% no período de 12 meses com a alta demanda. Frutas subiram 16,9% e vegetais 12,9%. 

Todas as grandes categorias da economia chinesa mostraram avanço nos preços na comparação anual. 

Embora o IPC tenha ficado abaixo do esperado, o Banco Popular da China (PBoC) disse que está comprometido contra a ameaça da inflação, garantindo preços estáveis e dando apoio maior à economia. 

“A pressão inflacionária estrutural pode aumentar no curto prazo, e a pressão da inflação importada permanece. Não podemos baixar a guarda facilmente”, disse o PBoC. 

O PBoC também alertou para um IPC acima de 3% nos próximos meses, mas que o país deve encerrar o ano dentro da meta de 3%. 

O Índice de Preços ao Produtor (IPP) desacelerou no mês de julho, o novo mês consecutivo, fechando em 4,2% na taxa anual. Para especialistas, isso pode significar que os efeitos inflacionários não estão tão disseminados na economia. 

Segundo o Escritório de Estatísticas, a queda de produtos de matéria-prima, bem como as reduções do petróleo no mercado internacional, contribui para a desaceleração do IPP. 


Quer começar a investir com o auxílio de um assessor de investimentos? 

Clique no link, conheça a Messem Investimentos e inicie a sua jornada no mundo dos investimentos.

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…