Notícias

Zona do Euro tem PIB revisado para baixo 

1 Minutos de leitura

De acordo com dados divulgados pela Eurostat na manhã desta quarta-feira (17), o Produto Interno Bruto (PIB) da Zona do Euro teve um resultado um pouco pior que o previamente revisado. 

O crescimento econômico foi de 0,6% no segundo trimestre do ano, abaixo dos 0,7% previamente divulgados. Na variação anual, o crescimento foi de 3,9%, uma leve desaceleração ante o crescimento anual de 4,0% do trimestre passado. 

O PIB pode ser considerado como um dos indicativos dos efeitos de uma possível recessão no continente. Para especialistas, o segundo semestre do ano já pode ser marcado por uma recessão técnica na medida em que os efeitos da inflação começam a causar mais danos. 

A inflação da Zona do Euro está em anuais 8,9% de acordo com a primeira revisão do mês de julho, acima dos 8,6% do mês anterior. É o maior IPC da história do bloco europeu, resultado de uma guerra na Ucrânia que parece ainda estar longe de um fim. 


Saiba mais

Zona do Euro reduz déficit comercial em julho


Todos os olhos estão virados para o mercado energético do continente, já que a Rússia é um dos principais produtores e exportadores das commodities energéticas, como gás natural e petróleo. 

Após a aplicação de sanções contra o governo de Putin, cortes foram promovidos pela Gazprom no fornecimento de gás natural através do principal gasoduto europeu, o Nord Stream 1. 

O movimento, juntamente aos receios de que o inverno europeu pode ter defasagem de estoque, fez os contratos do gás natural dispararem. O TTF holandês para setembro chegou a custar € 250 por megawatt-hora nesta terça-feira (17). 

A Eurostat também divulgou hoje que a taxa de contratações no mercado de trabalho subiu 0,3% no segundo trimestre, 2,4% na comparação anual. 


Quer começar a investir com o auxílio de um assessor de investimentos? 

Clique no link, conheça a Messem Investimentos e inicie a sua jornada no mundo dos investimentos.

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…