Notícias

PIB dos países da OCDE desacelera e cresce 0,3% no segundo trimestre

2 Minutos de leitura

O Produto Interno Bruto (PIB) dos países pertencentes à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) desacelerou no segundo trimestre e cresceu 0,3% na comparação com trimestre imediatamente anterior. 

Na base anual, o crescimento econômico dos países foi de 2,7%, abaixo do crescimento de 4,4% registrado no período de janeiro a março deste ano. 

Ao término do ano, a OCDE acredita que o bloco terá crescimento econômico de 3% em 2022, projeções bem abaixo dos 4,5% indicados em dezembro. O estuda comenta que o mundo ainda pagará um “caro preço” pela guerra na Ucrânia. 

No Brasil, o PIB está projetado para encerrar o ano em 0,6% para 2022 e 1,2% em 2023. Na Zona do Euro, o crescimento econômico será de 2,6% ao término do ano, segundo a pesquisa. 

“Como a Rússia e Ucrânia são grandes exportadoras de commodities, a guerra impulsionou os preços de energia e alimentação, deixando a vida de muitas pessoas no mundo inteiro mais difícil”, disse a OCDE. 

Hoje, Rússia e Ucrânia correspondem a aproximadamente 30% das exportações globais de trigo, 20% para fertilizantes e gás natural e 15% de milho. Na Europa, a dependência no mercado energético das importações russas passava de 30% antes do início da guerra. 


Saiba mais

Revisão do PIB dos EUA confirma recessão técnica e recuo menor no segundo trimestre 


Abaixo, acompanhe a variação nos custos das commodities, em %, desde janeiro deste ano: 

Fonte: OCDE

A situação, juntamente aos cortes de suprimento de gás promovidos pela Rússia, empurrou o continente europeu para as mais altas taxas inflacionárias da história da Zona do Euro. Na Alemanha, as pressões nos preços obrigaram o governo a cortar parte do IVA que incide sobre o gás natural para a população não ser duramente atingida. 

As projeções da organização apontam que o cenário pode ficar ainda mais nebuloso no futuro, com os custos da guerra ficando cada vez mais caros. A crise energética e de alimentação envia hoje fortes pressões inflacionárias nos países, em especial os de baixa renda. 


Quer começar a investir com o auxílio de um assessor de investimentos? 

Clique no link, conheça a Messem Investimentos e inicie a sua jornada no mundo dos investimentos.

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…