Notícias

2,7% das declarações do Imposto de Renda caíram na malha fina

2 Minutos de leitura

De acordo com um levantamento da Receita Federal, cerca de 2,7% das declarações de Imposto de Renda (IR) caíram na malha fina. Os números fazem parte da consulta liberada pela Receita Federal na sexta-feira (23) para o último lote da restituição do IR de 2022. 

Esse número representa 1.032.279 das 38.188.642 declarações de pessoas físicas (PF) feitas considerando o ano-base de 2021. 

Caso o contribuinte tenha caído na malha fina do leão, precisa regularizar a sua situação dentro do prazo estipulado pela Receita para evitar futuras penalidades, podendo envolver até a suspensão do CPF. 

Entre os retidos deste ano, 811.782 declarações, 78,6% do total da malha fina, estão com imposto a restituir. Além disso, 198.541 declarações (19,2%) estão com pagamento do Imposto a Pagar (IAP) pendente e 2,1% estão com saldo zerado. 

Para saber se você faz parte dos 2,7% que por algum motivo caiu na malha fina, basta acessar o portal do eCAC através do link: https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login  


Saiba mais

Petróleo cai mais de 5% com recessão e alta dos juros no radar


Quem pode restituir o Imposto de Renda (IR)? 

De maneira simples e prática, a restituição do Imposto de Renda (IR) é a devolução dos valores pagos a mais na declaração do IR. Isso acontece quando, no momento da declaração, for indicada uma diferença negativa, indicando que você, contribuidor pessoa física (PF), tem saldo a ser recebido.  

Essa diferença é resultado direto das deduções do Imposto de Renda. Todo trabalhador com carteira assinada paga mensalmente, de forma compulsória, o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF). Porém, caso esse trabalhador tenha gastos que configurem como dedutíveis, ele recebe uma espécie de “estorno”.  

É por isso que é de grande importância que o contribuinte guarde notas fiscais e tenha controle sob seus gastos, especialmente os que configurem como dedutíveis do IR. Isso evita que você caia na famosa malha fina do leão, que pode ser problemática.  

Outra coisa para se manter em mente é que a restituição do IR está disponível apenas quando a declaração é feita no modelo completo, e não simplificado.  

A modalidade simplificada é recomendada para aqueles que não possuem dependentes, não possuem muitos gastos com saúde no ano e possuem apenas uma fonte de renda. 


Quer começar a investir com o auxílio de um assessor de investimentos? 

Clique no link, conheça a Messem Investimentos e inicie a sua jornada no mundo dos investimentos.

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…