Curiosidades

Como a Copa do Mundo impacta o mercado de TVs?

2 Minutos de leitura

A Copa do Mundo de 2018 alcançou mais de 3,5 bilhões de pessoas. A grande Final, quando França e Croácia jogaram pela cobiçada taça, contou com uma audiência média acima de 500 milhões. 

É, de forma absoluta, o maior evento em audiência do mundo, especialmente considerando o número de jogos. 

Poucas pessoas conquistam o feito de assistir aos jogos de forma presencial, lotando estádios e torcendo para a seleção do coração. A grande maioria acompanha em bares, em casa, ou no trabalho. 

Em quase todos os cenários, a Copa do Mundo é transmitida através de uma tela. Boa parte delas, tradicionalmente, é uma tela de uma televisão. E no país do futebol, as marcas sabem muito bem disso. 

Como a Copa do Mundo impacta o mercado de TVs? 

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria GfK, o impacto é estrondoso. 

O segmento de televisões teve alta de 69,4% na semana encerrada no dia 13 de setembro deste ano, por exemplo, comparado com o mesmo período no ano passado. 

Em lojas virtuais, de acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), setembro obteve uma alta de 6,7% no segmento em relação a agosto, com comércios se preparando para a Copa e Black Friday. 

Inúmeros fatores, para além da competição, impactam as vendas. Além do bom desempenho da seleção brasileira, que aumenta as expectativas com bons resultados, as empresas fazem rodadas de promoções para atrair o consumidor. 

Neste ano, a Copa do Mundo acontecerá ao mesmo tempo que a Black Friday se aproxima. De acordo com a consultoria GfK, 49% dos consumidores que pretendem comprar um aparelho de televisão novo farão no meio da competição. 

Nesta Copa, os aparelhos 4K podem ser um grande destaque. Transmissões oficiais apostam em transmissões de altíssima resolução, e os preços, comparados com a copa de 2018, estão mais acessíveis. 

As telas gigantes com tecnologias 8K, ainda pouco acessíveis para o mercado tradicional, também são destaque. Em copas futuras , elas podem virar a grande tendência. 

A tecnologia apresenta 16 vezes mais pixels que as telas 4K. Os modelos mais básicos, porém, podem passar de salgados R$ 7.000 por unidade. 


Saiba mais

Quem são as seleções e jogadores mais valiosos da Copa?


Vendas em um período difícil 

Embora as vendas devam aumentar para a Copa, o momento certamente é difícil. Com inflação alta atingindo todo o mundo e temores de uma recessão global, milhões de consumidores vão optar pelas reservas de dinheiro. 

Além disso, o mercado brasileiro ainda se recupera do baque da COVID-19. É um momento único para as marcas reinventarem estratégias de marketing e ofertarem promoções exclusivas para impulsionar as vendas. 

É, também, um momento de as marcas aproveitarem do crescimento da praticidade das compras virtuais. Outro dado da consultoria GfK aponta que as vendas físicas acontecem tipicamente antes do início da competição, mas o modelo virtual vira preferência durante os jogos. 


Quer começar a investir com o auxílio de um assessor de investimentos? 

Clique no link, conheça a Messem Investimentos e inicie a sua jornada no mundo dos investimentos.

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
CuriosidadesEducação Financeira

Aluguel de ações: entenda como funciona o empréstimo de ativos

4 Minutos de leitura
Para ter sucesso no mundo da renda variável, é importante que o investidor esteja sempre atento aos movimentos do mercado e as…
Curiosidades

FGC: quais investimentos são protegidos?

2 Minutos de leitura
Fundado em 1995, o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) é uma das instituições mais importantes do mercado financeiro brasileiro. A entidade é…