Notícias

IPCA-15: prévia da inflação sobe 0,53% em novembro

2 Minutos de leitura

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) avançou 0,53% em novembro de 2022, apontam os dados publicados nesta quinta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Este é o segundo mês consecutivo de inflação positiva no IPCA-15 após um período de dois meses em deflação do indicador. Na comparação com o mês passado, quando o índice avançou 0,16%, houve uma aceleração no IPCA-15. 

Na comparação anual, no entanto, houve uma desaceleração. Em novembro de 2021, o indicador havia avançado 1,17% – mais do que o dobro da taxa registrada na última leitura. 

Até o momento, o IPCA-15 acumula alta de 5,35% no ano de 2022. No acumulado em 12 meses, a inflação medida pelo índice recuou para 6,17% – abaixo dos 6,85% registrados no mês passado. 

Fonte: IBGE 

Segundo o IBGE, Comunicação (0,00%) foi o único grupo de produtos e serviços que não apresentou variação positiva no IPCA-15 de novembro de 2022. A maior variação mensal ocorreu novamente no grupo Vestuário (+1,48%). 

Mais uma vez, o maior impacto na inflação medida pelo índice veio do grupo Alimentação e bebidas (+0,53%), que teve um impacto de 0,53 p.p. na inflação do período. 

Entre os itens, o maior impacto positivo veio da gasolina, que subiu 1,67% e teve uma influência de 0,09 ponto percentual no resultado final do indicador. O maior impacto negativo veio das passagens aéreas, que caíram 9,48% em novembro depois de uma alta de 28,17% em outubro e teve um impacto de –0,08 p.p. no IPCA-15 do período. 

Para calcular o IPCA-15, os preços foram coletados entre os dias 14 de outubro e 14 de novembro de 2022 e então comparados com os preços vigentes na pesquisa realizada no mês anterior, com coleta entre os dias 15 de setembro e 13 de outubro. 

Os preços foram coletados nas regiões metropolitanas de 11 capitais do Brasil, com avanço nos preços registrado em todas. Os preços foram coletados nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.


Quer começar a investir com o auxílio de um assessor de investimentos? 

Clique no link, conheça a Messem Investimentos e inicie a sua jornada no mundo dos investimentos.

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…