Curiosidades

Gosta de café? Então não deixe de conferir os dados mais interessantes dessa bebida tipicamente brasileira

3 Minutos de leitura

É celebrado nesta terça-feira (24) o dia nacional do café, um dos produtos mais cobiçados brasileiro no mercado internacional. Para muitas pessoas, um dia não começa antes de uma boa xícara de café. 

A data foi criada pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) pala valorizar esse produto tão importante. Ela coincide com o início do período da colheita nas principais regiões cafeeiras do país. 

Hoje, o Brasil é o maior exportador de café do mundo, mas você sabia que a América do Sul é a que menos consome a bebida? 

Prepare um café bem quentinho e acompanhe alguns dos dados mais importantes — e interessantes — do café brasileiro. 


Saiba mais

Por que o café está tão caro?


O maior do mundo 

Hoje, o Brasil é o maior produtor de café do mundo. De acordo com dados da International Coffee Organization, em 2020 o Brasil produziu 63,4 milhões de sacas de 60 kg. 

Para você ter uma ideia do tamanho da importância do nosso café brasileiro, nós correspondemos a uma fatia de mercado de 37,4% de toda a produção global! Mais de um terço do mercado de café é puramente brasileiro, plantado em uma área maior que 27.000 km². 

Em segundo lugar no ranking aparece o Vietnã, com uma produção de 29 milhões de sacas de 60 kg e uma fatia de mercado de 17,1%. Nossa colega continental, a Colômbia, aparece em terceiro lugar, com uma produção de 14,3 milhões de sacas e uma fatia de 8,4%. 

Segundo a World Economic Forum, grande parte da produção brasileira está localizada no estado de Minas Gerais.  

Como comentamos anteriormente, a América do Sul é o continente que menos consome café. Neste caso, a grande região viciada na nossa cafeína é a Europa, consumindo 54,54 milhões de sacas ao ano (32% do mercado). Em seguida, aparecem a Ásia & Oceania (23%) e América do Norte (18%). 

O nosso continente é o que menos consome o café. 27,14 milhões de sacas em 2019, representando 16% do mercado. 

Cinturão do café 

Você sabia que todos os vinte principais produtores de café do mundo fazem parte do chamado cinturão do café

Trata-se de uma área localizada entre o Trópico de Câncer e Capricórnio, que você pode ver abaixo: 

Quem compra nosso café? 

De acordo com a International Coffee Organization, a Alemanha é a nossa principal compradora de café não torrado e não descafeinado

A Alemanha corresponde à 17,71% das nossas exportações de café, de acordo com dados de 2020. Em seguida, aparecem os Estados Unidos (17,57%) e Itália (10,06%). 

Quando a gente considera o café torrado e não descafeinado, porém, a figura muda. Neste caso, os Estados Unidos são os nossos maiores destinos, representando 31,47%. Em seguida, aparece a Argentina (14,16%). 

Consumo interno 

Lembra quando mostramos que a América do Sul é a última no ranking de consumo de café? A realidade é um pouco diferente se consideramos cada nação. 

O Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo. 21,5 milhões de sacas foram consumidas de acordo com dados de 2021, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que consumiram 4,5 milhões de sacas a mais. 

Per capita, o consumo no Brasil é de 6,06 kg/ano de café cru e 4,84 kg/ano de café torrado. 

Abaixo, acompanhe alguns fatos bem interessantes do padrão de consumo brasileiro, de acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) em 2019: 

  • 53% das pessoas entrevistadas gostam muito de café, enquanto 21% gostam razoavelmente e 9% dizem não gostar. 
  • 29% das pessoas consomem café mais de 6 vezes ao dia. 44% consomem entre 3 e 5 vezes. 8% consomem no máximo duas vezes ao dia e 11% consomem apenas uma vez diariamente. 
  • 97% dos consumidores de café bebem uma xícara assim que acordam. 36% consomem durante o período da noite. 
  • E se você não tomar café, o que acontece? 72% dizem ficar desesperados e buscam pelo consumo assim que possível. 12% sentem falta, mas consegue se conformar. 
  • Para 37% dos consumidores, café é mais que uma bebida: é um ritual. Para a maioria (56%), porém, é apenas uma forma de melhorar o humor e disposição. 
  • 31% dos consumidores escolhem o seu café de acordo com preferência de marca, mas considerando os preços. 3% dizem não ter qualquer tipo de critério. 
Juan Tasso - Smart Money

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