Entrevistas

A importância dos seguros para proteger o nosso patrimônio

4 Minutos de leitura

No Brasil, o mercado de seguro e de investimentos estão cada vez mais integrados. Com isso em mente, empresas do mercado financeiro estão cada vez mais visando expandir sua área de atuação para o setor de seguros. 

Este é o caso da Messem*, que há cerca de um ano anunciou a fusão da empresa com a ATG Seguros, corretora de seguros baseada em Caxias do Sul, na serra gaúcha. 

Nesta semana, conversamos com Lucas Fardo, líder do time de seguros corporativos da Messem Seguros sobre o mercado de seguros no Brasil. O especialista contou como podemos usar os seguros para proteger nosso patrimônio e compartilhou detalhes sobre a fusão entre a Messem e a ATG Seguros. 

Abaixo você confere a entrevista na íntegra: 

Pode nos contar um resumo da sua trajetória no mercado de seguros? 

Trabalho no mercado de seguros há mais de 10 anos. Após me graduar em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e me especializar em Direito do Seguro e Resseguro pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), fundei em 2012 a ATG Seguros. 

A ATG era uma corretora de seguros que atuava em diversos ramos do mercado. Há um ano, em fevereiro de 2022, por interesse mútuo das empresas, efetuamos uma fusão com a Messem e trouxemos para cá toda a equipe e a expertise acumulada da ATG. 

Um ano depois, como você avalia o processo de fusão entre Messem e ATG? 

Creio que houve, desde o início, um alinhamento forte entre a cultura da Messem e a cultura que trouxemos conosco. Nós já conhecíamos parte dos sócios da Messem, alguns eram nossos clientes, e eles já conheciam o nosso trabalho 100% focado no cliente – que é muito do que a Messem tem na sua cultura como empresa também. 

Para a ATG, agora Messem Seguros, estar inserida nessa potência do mercado financeiro aumenta significativamente o potencial de alcance do nosso atendimento em uma escala que ainda é difícil de mensurar. Vejo que podemos nos tornar uma das maiores corretoras de seguros do mercado brasileiro. 

Já para a Messem, vejo que a fusão agrega muito valor ao serviço prestado aos mais de 35 mil clientes da empresa. Ela adicionou mais um rol de produtos e deu mais um passo na direção de um portfólio completo de soluções financeiras para os clientes.

Como os seguros podem proteger nosso patrimônio e nossos investimentos? 

A ideia principal por trás dos seguros é estar preparado para eventos que possam trazer prejuízo financeiro. Quando você encaixa os seguros dentro do seu orçamento, você resguarda seu patrimônio de diferentes maneiras. 

Havendo essa cultura de proteção através de apólices de seguro, seja pessoa física ou jurídica, você não terá que mexer nos seus investimentos para resolver estes imprevistos. 

Quais as principais modalidades de seguros corporativo no mercado e como elas funcionam? 

Na hora de contratar um seguro corporativo, o primeiro passo é sempre avaliar a atividade da empresa e as necessidades do negócio. 

Em nossa vertical de Ramos Elementares, podemos realizar um seguro patrimonial que proteja a estrutura da empresa contra incêndios, raio, explosão e outros eventos que possam causar prejuízos financeiros. Nessa mesma linha de produto, realizamos a avaliação para proteger aviões, barcos e cargas, por exemplo. Outra modalidade que atuamos diariamente é o seguro de responsabilidade civil, o qual cobre possíveis danos causados a terceiros, seja de clientes até funcionários da empresa.  

Na nossa área de Benefícios Corporativos, é possível unificar todos os seguros de vida dos sócios e colaboradores em uma única apólice. Nessa mesma vertical, temos expertise na estruturação de planos de saúde e odontológico. Contamos, inclusive, com um sistema inovador de gestão criado internamente que auxilia no dia a dia da área de gente ou recursos humanos dos nossos clientes.   

Em nossa vertical de Riscos Financeiros, o seguro garantia é a modalidade de maior destaque. Nele, a seguradora se torna, na prática, uma fiadora do cliente que contrata o seguro. Estes seguros são essenciais, por exemplo, para empresas que buscam participar de processos licitatórios, adiantar pagamentos, comprar energia no mercado livre, entre outros.  

Através de uma apólice de seguro garantia judicial, as empresas podem substituir depósitos que estão imobilizados em juízo. Desta forma, é possível liberar os valores depositados para investimentos ou como capital de giro.

Como funciona o atendimento na Messem Seguros? 

O cliente que contrata um seguro através da Messem é assessorado em todas as frentes e etapas do processo. No momento de análise para um cliente, realizamos um levantamento detalhado das apólices necessárias, cotamos em toda nossa base de seguradoras parceiras e avaliamos qual a melhor opção para esse cliente.  

Depois da contratação, nós também fazemos o controle de pagamentos e a assessoria quanto a possíveis sinistros. Se ocorre um acidente dentro de uma fábrica, por exemplo, nós temos uma equipe ativa 24 horas por dia para auxiliar o cliente. E ainda, realizamos toda regulação do sinistro internamente. Com isso, o cliente não se preocupa com o processo burocrático de sinistro.   

Possuímos um sistema de gestão que controla todos os vencimentos das apólices. Dessa forma, a equipe inicia o processo de análise de renovação com antecedência buscando a manutenção das coberturas. 

*As soluções e serviços de Seguros são ofertados pela Messem Corretora de Seguros Ltda., que está devidamente credenciada e autorizada a atuar junto à Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), através do código 202046387.


Quer começar a investir com o auxílio de um assessor de investimentos? 

Clique no link, conheça a Messem Investimentos e inicie a sua jornada no mundo dos investimentos.

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Educação FinanceiraEntrevistas

Como declarar RESGATE de Previdência Privada Progressiva no Imposto de Renda?

1 Minutos de leitura
O nosso colunista Rondinelli Borges, Auditor Fiscal da Receita Estadual, pós-graduado em Direito Tributário e em Finanças e Investimentos, gravou um treinamento…
Entrevistas

Conservador, vigilante e preocupado: economista avalia ata do Copom

2 Minutos de leitura
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) divulgou nesta terça-feira (28) a ata da sua 253ª reunião, onde o…
Entrevistas

Fed foi menos hawkish na reunião de março, avalia economista

2 Minutos de leitura
O Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, anunciou ontem (22) um ajuste de 25 pontos base nos juros na maior economia…