Entrevistas

Para head de RV da Messem, tom dovish de Powell não faz jus à inflação disseminada 

3 Minutos de leitura

A decisão de política monetária do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) desta quarta-feira (28) deliberou por um aumento de 75 pontos-base nas taxas de juros dos Estados Unidos, que agora estão em um intervalo de 2,25% a 2,50%. 

Foi o mesmo movimento da última reunião, realizada em junho, que também optou por um ajuste de 75 pontos-base. Na época, o Fed já admitia que outro ajuste, de mesma magnitude, poderia ser possível. 

Para o economista e head de Renda Variável da Messem Investimentos, Gustavo Bertotti, embora o movimento tenha sido esperado pelos setores, o mercado também está de olho no tom das falas do presidente do chairman do Fed, Jerome Powell. 

“A alta era esperada, mas o mercado presta bastante atenção nos comunicados”, afirma ele. “O discurso de Powell nesta quarta foi dovish, enquanto a inflação está disseminada e há um questionamento quanto essa neutralidade nas decisões”: 

A inflação dos Estados Unidos segue a maior em 40 anos, registrando 9,1% anuais de acordo com dados de junho. Mesmo assim, o tom de Powell no discurso de ontem chegou a animar o mercado, indicando que os ajustes estão próximos à taxa neutra e que as próximas decisões serão moderadas. 

Ele chegou a admitir que a inflação está em um patamar “muito alto” enquanto o mercado de trabalho segue apertado. Também reafirmou o compromisso da autoridade monetária de restaurar a estabilidade de preços. 

Para o economista da Messem, porém, o Fed ficou “atrás da curva”, principalmente considerando os dados recentes inflação e do mercado de trabalho. Os discursos e decisões anteriores, para ele, também ficaram aquém da realidade da economia do país. 


Saiba mais

EUA entram em recessão técnica com PIB retraindo 0,9% no 2º tri


A inflação dos Estados Unidos, que antes suspeitava-se ser temporária, hoje prova ser de oferta e estar disseminada, impulsionada não só pelos efeitos da guerra no leste europeu, mas por um mercado de trabalho que segue apertado. 

De acordo com a última divulgação do payroll norte-americano, o país gerou bem mais vagas do que o previsto. 372 mil em junho. Somado a isso, também existem os efeitos a inflação do salário. 

Embora um mercado de empregos forte sinalize que a população está voltando ao trabalho após o período sombroso da pandemia, por conta da inflação, a média salarial corrigida mostra o maior ritmo de queda dos últimos 40 anos. 

Para Bertotti, o Fed seguirá daqui para frente um ritmo de tomada de decisões “reunião a reunião”, considerando principalmente os indicadores do país. A inflação, PIB, payroll e temporada de resultados das empresas são alguns dos mais importantes termômetros. 

Um deles, inclusive, já mostra que os EUA entraram em uma recessão técnica. De acordo com os dados do Produto Interno Bruto (PIB) divulgados nesta quinta-feira (28), a retração foi de 0,9% no segundo trimestre deste ano, a segunda seguida após a queda de 1,6% do trimestre anterior, ficando abaixo das expectativas de crescimento de 0,5% no período. 

De qualquer maneira, o fim da curva de aumento de juros ainda é uma incerteza, apesar dos resultados prematuros do mercado de ontem. Para o head de RV, o Dollar Index pode ser um bom termômetro para os sentimentos: 

“O desempenho do Dólar é um bom indicador de que existe dúvida quanto a desaceleração das taxas de juros, apesar das quedas da moeda de ontem e da alta do mercado após a decisão do Fed”, diz Bertotti. “O ciclo de alta deve continuar”. 

Na visão do economista, a próxima reunião do Fed, marcada para setembro, deve contar com um ajuste de 0,50 p.p. a 0,75 p.p., a depender do desempenho dos principais indicadores macroeconômicos. 


Quer começar a investir com o auxílio de um assessor de investimentos? 

Clique no link, conheça a Messem Investimentos e inicie a sua jornada no mundo dos investimentos.

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Educação FinanceiraEntrevistas

Como declarar RESGATE de Previdência Privada Progressiva no Imposto de Renda?

1 Minutos de leitura
O nosso colunista Rondinelli Borges, Auditor Fiscal da Receita Estadual, pós-graduado em Direito Tributário e em Finanças e Investimentos, gravou um treinamento…
Entrevistas

Conservador, vigilante e preocupado: economista avalia ata do Copom

2 Minutos de leitura
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) divulgou nesta terça-feira (28) a ata da sua 253ª reunião, onde o…
Entrevistas

Fed foi menos hawkish na reunião de março, avalia economista

2 Minutos de leitura
O Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, anunciou ontem (22) um ajuste de 25 pontos base nos juros na maior economia…