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Varejo na bolsa brasileira: o que acontece com as gigantes de eletroeletrônicos?

3 Minutos de leitura

Há alguns meses analistas de mercado vêm avaliando as dificuldades das empresas de varejo no Brasil, em especial o setor de eletroeletrônicos, onde algumas gigantes figuram na bolsa.

No dia 11 de janeiro deste ano essa dificuldade que já era demonstrada nos balanços das empresas veio à tona com a notícia divulgada em fato relevante pela Americanas (AMER3) depois de encontrar um rombo superior a 20 bilhões nos seus dados financeiros decorrentes de “inconsistências em lançamentos contábeis” o resultado no pregão seguinte foi devastador para ações da companhia com queda de 77% em um único dia, e que hoje já acumula mais de 90% de queda no ano.

Suas concorrentes correram para anunciar ao público que não foram impactadas pelo mesmo tipo de erro contábil e que suas demonstrações financeiras eram confiáveis.

Nessa data o cenário pareceu favorável aos competidores do setor, principalmente Magazine Luiza (MGLU3) e o agora denominado Grupo Casas Bahia (VIIA3), pois além da expectativa do início de queda de juros no Brasil ainda poderiam brigar pela fatia de mercado que a Americanas deixaria na ocasião de possíveis fechamentos de lojas.

No entanto mesmo com perspectivas melhores, as ações do varejo tiveram até aqui um ano para esquecer, onde até o momento o preço dos ativos não correspondeu a expectativa criada, no ano as ações da Magazine Luiza que chegaram a subir pouco mais de 70% em relação a 2022 agora caem quase 10%, o Grupo Casas Bahia por sua vez amarga uma queda de 70% nas suas ações em 2023, emplacando o terceiro ano seguido de quedas fortes na cotação.

Mas o que aconteceu para essa quebra tão grande de expectativas?

Muitos fatores justificam o insucesso das companhias deste setor na bolsa, mas vamos destacar três deles.

1 – Outros players “roubaram” a fatia de mercado deixada pela Americanas, destacando aqui o Mercado Livre, que apresentou crescimento de 25% no Market Share no Brasil e viu seu Lucro Líquido saltar 113% no último trimestre a nível global e suas BDR’s negociadas no Brasil acumulam quase 50% no ano.

2 – Queda de juros está sendo mais lenta e gradual do que o mercado imaginava, a resistência do Banco central justificada com dados econômicos e uma inflação insistente no início do ano fez com que os cortes só começassem a ocorrer em 02 de agosto, dessa forma o efeito positivo esperado pelos analistas que é o crescimento da demanda por produtos e a redução do custo de capital das empresas deve ser pouco perceptível em 2023.

3 – Resultados abaixo da expectativa foram verificados nos balanços até aqui, no ultimo trimestre o Grupo Casas Bahia reportou prejuízo de 492 milhões  enquanto Magazine Luiza reportou prejuízo de 198 milhões, ambos pressionados pelo custo de capital devido a taxa de juros em alta.

Recentemente o Grupo Casas Bahia, fez uma oferta de ações visando aumento de capital e projetando arrecadar cerca de 1 bilhão de reais, no entanto a oferta foi precificada 27% abaixo do valor de mercado do dia anterior ao da precificação da oferta, a empresa levantou menos recursos do que o estimado, o que fez as ações também caírem para o patamar de 0,80 uma queda de mais de 30% em apenas 3 dias.

As empresas seguem confiantes na redução da taxa Selic e projetam trimestres melhores, somente a Magazine Luiza, estima que cada 1% de queda na taxa Selic gere uma economia anual de mais de 150 Milhões de reais nas suas despesas financeiras, além de uma redução na inadimplência e aumento de demanda por produtos de maior valor, destravando as vendas de fim de ano, que serão bastante relevantes para melhora do resultado anual.

A expectativa por melhoras na performance desses ativos se renovam para o próximo ano, as companhias buscam se capitalizar, e atualizar seu posicionamento de marca (Rebranding) com objetivo de recuperar o tempo perdido e voltar a performar nos níveis de pré pandemia, os analistas de mercado por sua vez esperam por dados melhores para renovarem suas apostas.


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A educação financeira é uma histórica lacuna no nosso modelo de ensino, mas felizmente existem dezenas de iniciativas que trabalham para fechar esse gap, e o projeto desta coluna é mais uma delas. Temos como missão traduzir para você aquele “Economês” frequente no mercado financeiro, além de desmistificar os paradigmas mais comuns do cotidiano de um investidor. Vamos tratar de temas atuais e como eles podem impactar diretamente a maneira como você investe. Vamos propor reflexões sobre o cenário e como tirar o melhor proveito dele. Nosso intuito é trazer um ponto de vista do lado de dentro do mercado, como cada tema é tratado e discutido na frenética mesa de operações – um mundo fascinante. Estaremos aqui todas as segundas-feiras, sempre tratando do que é relevante para você e seus investimentos. Juntos vamos fazer investimentos mais inteligentes!"

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