Notícias

Ambiente externo mantém-se adverso e volátil, aponta Copom

2 Minutos de leitura

O Banco Central (BC) publicou nesta terça-feira (01) a ata da 250ª reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). Na publicação, o comitê destaca que o ambiente externo continua adverso e volátil e que as principais economias mundiais revisaram para baixo suas projeções de crescimento nos próximos trimestres. 

A 250ª reunião do Copom aconteceu na semana passada, entre terça-feira (25) e quarta-feira (27). O comitê decidiu na ocasião manter a Selic, taxa básica de juros da economia brasileira, no patamar de 13,75% ao ano. Foi o segundo mês consecutivo de estabilidade nos juros, em alta de março de 2021 até agosto deste ano. 

Para o Copom, o cenário inflacionário se mantém altamente desafiador. As cadeias de suprimento estão, até certo ponto, se normalizando e os preços de commodities estão se normalizando fatores que podem levar a uma moderação das pressões inflacionárias segundo o Copom. 

“O processo de normalização da política monetária nos países avançados prossegue na direção de taxas restritivas de forma sincronizada entre países, apertando as condições financeiras, impactando as expectativas de crescimento econômico e elevando o risco de movimentos abruptos de reprecificação nos mercados”, aponta o Copom. “O Comitê notou também a maior sensibilidade dos mercados a fundamentos fiscais, inclusive em países avançados. Essa maior sensibilidade, concomitante ao aperto das condições financeiras, inspira maior atenção para países emergentes”. 

A inflação, apesar dos meses de deflação, continua em um patamar elevado e inspira atenção por parte da autoridade financeira do Brasil. O Copom aponta que a desaceleração recente dos índices de inflação se deve, majoritariamente, a recente redução de preços administrados e afetados pela redução tributária e pela volatilidade no preço de commodities no mercado internacional. 

Quanto a decisão de manter a Selic em 13,75% a.a., o Copom entende que o movimento reflete o cenário de incertezas no ambiente macroeconômico. O comitê considera que o patamar atual converge com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta no futuro próximo e mantém um certo nível de segurança contra novas pressões inflacionárias.


Saiba mais 

EUA e China – Cenário atual e expectativas para as economias


“O Comitê se manterá vigilante, avaliando se a estratégia de manutenção da taxa básica de juros por período suficientemente prolongado será capaz de assegurar a convergência da inflação”, aponta o Copom no documento. “O Comitê reforça que irá perseverar até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas”. 

Por último, o Copom enfatiza que seus próximos movimentos podem ser ajustados de acordo com as mudanças no cenário macroeconômico. O comitê afirma que não hesitará em retomar o ciclo de alta na Selic caso seja necessário. Você pode conferir a ata do Copom na íntegra no site do BC.


Quer começar a investir com o auxílio de um assessor de investimentos? 

Clique no link, conheça a Messem Investimentos e inicie a sua jornada no mundo dos investimentos.

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…