Notícias

ANBIMA projeta Selic em 12,50% a.a. ao final de 2023

1 Minutos de leitura

O Comitê de Política Monetária (Copom) divulgou ontem (03) mais uma manutenção da Selic, taxa básica de juros da economia brasileira, em 13,75% ao ano. 

No comunicado, o comitê do Banco Central (BC) reforçou suas preocupações com o cenário externo e apontou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) segue acima do intervalo compatível para o cumprimento da meta de inflação. 

A nota do BC diminuiu o otimismo do mercado quanto a possibilidade de um corte nos juros ainda no primeiro semestre. Mais uma vez, o Copom deixou as portas abertas para retomar o ciclo de alta da Selic caso os dados da inflação surpreendam negativamente. 

O que esperar da Selic ao longo do ano? 

Hoje, o cenário mais provável ainda parece ser de um corte nos juros apenas no segundo semestre de 2023, a partir da 256ª reunião do Copom, entre os dias 1º e 2 de agosto. 

No que diz respeito ao valor da Selic ao final de 2023, a maior parte do mercado projeta a taxa encerrando o ano em 12,50% ao ano. Recentemente, o Relatório Focus do BC apontou uma correção nas projeções dos juros.


Saiba mais 

Copom: Selic continua em 13,75%


Para o Grupo Consultivo Macroeconômico da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), a projeção se repete. Segundo o Relatório Macro da instituição, o Copom pode estar aberto a diminuir os juros a partir da próxima reunião — quando haverá definição da meta de inflação para os próximos anos. 

No entanto, o grupo de especialistas da ANBIMA projeta o primeiro corte na taxa Selic apenas para a 257ª reunião do Copom, em setembro. No relatório anterior, publicado em março, a instituição projetava os juros caindo a partir da 258ª reunião, entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro.

Fonte: Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA)

Quer começar a investir com o auxílio de um assessor de investimentos

Clique no link, conheça a Messem Investimentos e inicie a sua jornada no mundo dos investimentos.

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…