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As grandes inovações do marketing e como elas desafiam os novos profissionais do mercado

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O mundo passou por uma verdadeira revolução nos últimos anos no modo como nos comunicamos. Desde a criação da internet, marcada por ferramentas como o Google que começaram a operar em 1997, a nova geração sequer lembra que a poucas décadas atrás, a comunicação operava de uma maneira completamente diferente.

É surpreendente pensarmos que o início disso tudo aconteceu em meados dos anos 1450, com as prensas de Gutenberg. Desde lá, praticamente tudo relacionado à comunicação mudou de alguma forma.

Até mesmo se considerarmos a chegada do audiovisual, com as TVs e rádios no início dos anos 20, podemos dizer que muita coisa já não é como antes.

Como era fazer marketing sem as plataformas populares e recentes que agora são praticamente obrigatórias dentro das empresas? Quais são os desafios para novos profissionais que estão entrando agora no mercado de trabalho?

A área de marketing e propaganda passou por todas essas mudanças trazidas pelo avanço da internet nos anos 90. Novos profissionais que estão entrando hoje no mercado de trabalho devem se atentar para novas exigências de um mercado que está em constante mudança. O mercado nunca esteve tão aberto para novos profissionais, e de diversas áreas relacionadas à comunicação. 

Para quem já está no ramo de marketing há algum tempo, a adaptação é constante. É o caso da Bruna Lovato, 33 anos, profissional de marketing há 15 anos.

Formada em relações públicas, ela possui pós-graduação em marketing estratégico e especialização em marketing de estratégias pela Ohio University, nos EUA.

“Atualizações acontecem em todas as áreas. No marketing, porém, a atualização é essencial. Se não nos atualizamos como profissionais e como empresa, não nos atualizamos de acordo com o que está acontecendo no mercado e no mundo, e deixamos a desejar”, disse Bruna, que aceitou conversar com a gente sobre o tema.

Segundo ela, uma das maiores mudanças recentes no mercado de marketing está no acompanhamento de resultados. Enquanto acompanhar resultados e números era uma tarefa um pouco mais difícil há anos atrás, agora, com plataformas criadas específicas para isso, o feedback é quase instantâneo.

Outra mudança promovida pelos avanços na área é quanto ao perfil do profissional. Hoje em dia, uma pessoa formada em administração, ou de diversas áreas da comunicação como jornalismo, pode atuar no mercado de marketing, que está cada vez mais aberto.

“Independente de qual seja o perfil da pessoa que quer ingressar, é importante que ela goste de se atualizar, sem ter medo de mudar de opinião ou ter receios de mudar de área dentro do marketing, o que não tem problema nenhum”, disse Bruna. “O marketing te dá possibilidades de viajar dentro da área”.

Mesmo com um mercado mais amplo que nunca, é importante não se perder. Embora seja essencial ter uma noção geral da atuação de um bom profissional de marketing, o foco em áreas específicas de interesse pessoal é importante.

Além das novas ferramentas do mercado, como sites famosos tipo Trello e plataformas organizadoras de publicações em redes sociais, a língua inglesa segue crescendo como pré-requisito fundamental para atuar nas empresas de marketing. Segundo Bruna, o domínio do inglês é um diferencial, e certamente é priorizado em inúmeras companhias do ramo.


Saiba mais

Marketing Pessoal: o guia completo [parte 1]


É difícil prever o futuro da profissão, mas é certo dizer que as mudanças não vão parar. Mesmo recentemente, novas inovações no marketing nos mostram que as adaptações são constantes, exigindo que novos profissionais da área tenham um know-how mais completo.

Nos anos mais recentes, os chatbots viraram realidade de muitas empresas que investem no relacionamento com o consumidor. Diretamente relacionada com os bots, as Inteligências Artificiais (IA) das empresas estão cada vez mais aprimoradas, ajudando nessa relação com clientes.

Ainda que as recentes inovações do mercado sejam sobre tecnologias de ponta, novas trends potencializam a importância de ser um profissional antenado com a relação direta com o consumidor. É o caso do uso de aplicativos privados de mensagem, como o WhatsApp, para realizar a comunicação direta com o cliente.

Segundo Bruna, as novas tecnologias no mercado são importantes, mas é essencial que o profissional da área não perca essa relação direta com as pessoas:

“O marketing deve ser feito de pessoas para pessoas. O toque humano ainda é muito especial, e acredito que seja um grande diferencial para algumas empresas”, disse Bruna. “As pessoas sempre serão o principal ativo de qualquer empresa”.

Juan Tasso - Smart Money

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