Notícias

BC sinaliza que real digital deve ser implementado já nos próximos 3 anos

2 Minutos de leitura

Como comentamos em outras reportagens, a implementação de moedas digitais deve marcar a nova era dos avanços tecnológicos no mundo econômico. A primeira nação a oficialmente criar uma moeda 100% digital, já em período controlado de testes, é a China. Para muitos, a criação da moeda digital oferece uma ameaça à supremacia do dólar.

Os Estados Unidos ainda não anunciaram uma moeda digital, mas o Fed já sinaliza que essa implementação deve acontecer no futuro após a conclusão de vários estudos sobre o tema.

Agora, o Brasil deve entrar na lista de nações que querem aproveitar essas novas tecnologias. Segundo o coordenador dos trabalhos sobre a moeda digital da instituição, Fabio Araujo, nesta segunda-feira (24) o Brasil pode ter condições para a implementação de um real digital para os próximos três anos.

Segundo o BC, as diretrizes que envolvem a implementação da moeda digital abordam uma “ênfase na possibilidade de desenvolvimento de modelos inovadores a partir de evoluções tecnológicas, como contratos inteligentes (smart contracts), internet das coisas (IoT) e dinheiro programável”.

A moeda digital usaria a tecnologia de blockchain para maior segurança, recurso que é usado pelas principais criptomoedas do mundo, além de ser usado no Yuan digital na China.


Saiba mais

Para presidente do Fed, ataques cibernéticos são a maior ameaça atual ao sistema financeiro


Além disso, entre as diretrizes, está a “capacidade para realizar operações online e eventualmente operações offline; ausência de remuneração; garantia da segurança jurídica em suas operações; e a adoção de padrões de resiliência e segurança cibernética equivalentes aos aplicáveis a infraestruturas críticas do mercado financeiro”.

Segundo a entidade, a moeda seria uma extensão da física, com a distribuição intermediada pelos órgãos do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

No momento, faltam diálogos com o setor privado e estudos, principalmente na área de cibersegurança e sobre medidas que visam impedir esquemas de lavagem de dinheiro pelo sistema.

Assim como no caso do Yuan digital, o “real digital” usará como lastro o próprio real, diferente de criptomoedas como o Bitcoin que são indexados no dólar.

Foto: Agência Brasil / Divulgação

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…