Notícias

Brasil bate recorde de inadimplência em outubro, diz a CNC

1 Minutos de leitura

De acordo com dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), a inadimplência no Brasil bateu números recordes em outubro. A proporção das famílias com contas atrasadas é de 30,3% no país. 

É uma leve alta considerando o nível de inadimplência do mês anterior, de 30%. Em um ano, a inadimplência já saltou 4,6 p.p. 

O nível de endividamentos, porém, caiu 0,1 p.p. em outubro e ficou em 79,2%. 

“Os orçamentos domésticos seguem apertados, principalmente, das famílias de menor renda, com o nível de endividamento alto e os juros elevados, que pioram as despesas financeiras associadas às dívidas em andamento”, diz a pesquisa da CNC. 


Saiba mais

Qual país participante da Copa do Mundo terá o maior PIB em 2022?


De acordo com a pesquisa, segundo dados recentes do Banco Central (BC), os juros anuais para linhas de crédito de pessoas físicas estão em 53,7% na média em outubro, um crescimento de 12,5 p.p. Este cenário acaba dificultando a quitação de dívidas, especialmente as de famílias mais pobres. 

A pesquisa destaque um favor positivo: a proporção de famílias com dívidas atrasadas por mais de 90 dias atinge 41,9% dos inadimplentes, taxa que vem se reduzindo com o passar dos meses. É, hoje, a menor proporção desde dezembro de 2021. 

Considerando as regiões do país, o Sul e Sudeste concentram a maior proporção de endividados. No Paraná, essa proporção é de 95,8%, enquanto no Rio Grande do Sul é de 91,9%. 

A região Nordeste apresenta o maior volume de inadimplentes. Na Bahia, essa proporção é de 43,7%. No Rio Grande do Norte, 42,4%. 


Quer começar a investir com o auxílio de um assessor de investimentos? 

Clique no link, conheça a Messem Investimentos e inicie a sua jornada no mundo dos investimentos.

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…