A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou nesta sexta-feira (24) o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de junho. Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Economia (FGV-Ibre), o indicador subiu 3,5 e chegou aos 79,0 pontos.
O índice varia de zero a 200 pontos. O nível de neutralidade é 100, com números abaixo disso indicando um cenário de baixa confiança dos consumidores. Após um mês de forte queda em maio, o indicador voltou a subir em junho.
Na média móvel trimestral, o índice subiu 1,4 ponto e ficou agora em 77,7 pontos. De acordo com a FGV, houve melhora na confiança do consumidor em todas as faixas de renda, mas as perspectivas para os consumidores de baixa renda – onde a confiança perdida em maio não foi integralmente recuperada.
“Mesmo considerando o pacote de incentivos financeiros, a avaliação sobre a situação no momento pelos consumidores com baixa renda continua piorando enquanto suas perspectivas sobre os próximos meses continuam bastante voláteis, revelando elevada incerteza”, aponta o release da FGV. “Já consumidores com renda mais alta, percebem melhora da situação financeira e pelo segundo mês, elevam suas intenções de compras, possivelmente efeito do estímulo dado pelo Governo”.
Segundo a FGV, o maior fator de impulsão para a melhor no ICC foram as perspectivas para o cenário econômico brasileiro nos próximos meses. O estudo mostra ainda que, pelo segundo mês consecutivo, houve melhora na intenção de compra de bens duráveis (+3,1 pontos para 70,6 pontos).