Notícias

Copom eleva a Selic para 13,25% ao ano 

1 Minutos de leitura

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciou nesta quarta-feira (15) que a taxa de juros básica brasileira, a Selic, será reajustada em 0,50 p.p., elevando-a para 13,25 a.a. 

A reunião de hoje foi a 247ª do Copom. É o décimo primeiro ajuste positivo consecutivo das taxas brasileiras, indicando que os problemas inflacionários seguem preocupando o BC. 

De acordo com dados de maio divulgados pelo IBGE, o IPCA brasileiro alcançou 11,73% na taxa anual, abaixo dos 12,13% registrados no mês anterior, mas ainda em um patamar alto. 

Economistas indicam que ainda é difícil chutar um fim cerco para o ciclo de altas na Selic, mas que ela deve terminar o ano em 13,75%. 

Hoje, a inflação brasileira é pressionada pelo aquecimento do setor energético, afetado pela guerra iniciada na Ucrânia pela Rússia. Com constantes incertezas do mercado, sanções e diálogos sem fim, o preço do barril de petróleo disparou nas primeiras semanas de conflito e segue em um patamar elevado até hoje. 

No caso da gasolina, a ausência de refino no Brasil, e até mesmo em países como nos Estados Unidos, aumenta ainda mais o preço do combustível. 

O governo tenta, em resposta, aprovar medidas que zerariam o ICMS aplicado pelos estados ao mesmo tempo que compensaria esses governos pelo rombo na arrecadação. Caso aprovada, os preços da gasolina podem ser levemente reduzidos. 

Foto: Agência Brasil

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…