Notícias

Copom mantém taxa Selic em 13,75% a.a.

1 Minutos de leitura

Em sua 249ª reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu pela manutenção da taxa de juros oficial brasileira, a Selic, em 13,75% a.a. 

É a primeira vez que o Copom decidiu pela manutenção da Selic desde janeiro do ano passado, quando a taxa estava em 2% a.a. 

O movimento já era aguardado pelo mercado. Para alguns especialistas, a taxa ficará elevada até pelo menos o primeiro semestre de 2023. 

No início de 2021, o BC decidiu pelo início da curva positiva de juros para tentar barrar o avanço da inflação no país, que chegou a somar 12,13% em abril deste ano. Com o movimento de redução dos combustíveis no mercado internacional, porém, o IPCA hoje soma 8,73% de acordo com os dados de agosto. 


Saiba mais

Ibovespa fecha a quarta (21) com quedas digerindo Fed e esperando por Selic


A redução nos preços dos combustíveis também fez despencar as projeções do governo para a inflação deste ano. De acordo com a Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia, a inflação encerrará o ano em 6,3%. 

Quanto ao Produto Interno Bruto (PIB), a previsão do governo foi ajustada de 2% para 2,7% ao término do ano, com avanço econômico previsto de 2,5% em 2023. 


Quer começar a investir com o auxílio de um assessor de investimentos? 

Clique no link, conheça a Messem Investimentos e inicie a sua jornada no mundo dos investimentos.

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…