Notícias

Copom mostra preocupação com inflação no longo prazo, confira detalhes da ata

2 Minutos de leitura

O Banco Central (BC) publicou nesta terça-feira (07) a ata da 252ª reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). Na publicação, o BC reforça a preocupação do Copom com o cenário de desaceleração da economia brasileira e global, mas aponta que fatores externos têm suavizado estes cenários. 

“A flexibilização da política de combate à Covid na China, um inverno mais ameno na Europa e a possibilidade de uma redução gradual no crescimento nos Estados Unidos suavizam a desaceleração econômica global esperada para os próximos trimestres em função do aperto das condições financeiras nas principais economias”, aponta o Copom. 

Quanto ao cenário inflacionário, o comitê reafirma que o cenário segue desafiador. Há, no entanto, sinais de desaceleração da inflação nas principais economias estrangeiras através de uma normalização das cadeias de suprimento e de estabilização de preços – principalmente no setor de commodities. 

No cenário local, o Copom enxerga uma deterioração de indicadores da atividade econômica. O comitê destaca que as previsões de crescimento da economia brasileira estão sendo revisados para baixo, enquanto a confiança dos consumidores e a produção industrial também apresentam queda nas leituras mais recentes. 

Com este contexto econômico, o comitê reforça na ata (você pode conferir na íntegra no portal do BC) que sua maior preocupação atualmente é com a deterioração do cenário de inflação em prazos mais longos. O Copom destaca como pontos de atenção a persistência da inflação global, o elevado nível de incertezas sobre o cenário fiscal brasileiro e o mercado de trabalho.


Saiba mais 

Focus: IPCA projetado sobe pela 8ª semana


Próxima reunião 

Após realizar a primeira reunião do ano na semana passada, o Comitê de Política Monetária do Banco Central voltará a se reunir na segunda quinzena de março. A próxima reunião do Copom está marcada para os dias 21 e 22 de março. 

Confira as datas das reuniões restantes do Copom em 2023: 

  • 253ª reunião: 21 e 22 de março 
  • 254ª reunião: 2 e 3 de maio 
  • 255ª reunião: 20 e 21 de abril 
  • 256ª reunião: 1º e 2 de agosto 
  • 257ª reunião: 19 e 20 de setembro 
  • 258ª reunião: 31 de outubro e 1º de novembro 
  • 259ª reunião: 12 e 13 de dezembro 

Quer começar a investir com o auxílio de um assessor de investimentos? 

Clique no link, conheça a Messem Investimentos e inicie a sua jornada no mundo dos investimentos.

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…