Notícias

Desaceleração nas taxas de juros será “logo”, diz Fed em ata

1 Minutos de leitura

Segundo a ata da última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve (Fed) dos Estados Unidos, a desaceleração nos ajustes das taxas de juros virá “logo”. 

A ata foi divulgada na tarde desta quarta-feira (23). A última reunião de política monetária ajustou as taxas em 75 pontos-base no dia 3 de novembro, elevando a taxa variável em um intervalo entre 3,75% e 4% ao ano.  

Havia sido o quarto ajuste consecutivo em 0,75 p.p. Na época, era esperado que o ano encerraria com mais um ajuste da mesma magnitude. A última reunião acontecerá nos dias 13 e 14 de dezembro. 

“A maioria substancial dos membros julgaram que a desaceleração nos ajustes provavelmente será apropriada logo. As defasagens associadas aos efeitos das ações de política monetária na atividade econômica e inflação são algumas das razões que justificam essa avaliação”, diz a ata. 

Para os membros do FOMC, essa desaceleração evitaria o crescimento de um risco de instabilidade no sistema financeiro do país. 


Saiba mais

Petróleo cai mais de 3,5% com possível imposição de teto para a commodity russa


“Um ritmo reduzido nessas circunstâncias permitiria ao Comitê avaliar um progresso em direção aos objetivos de emprego e estabilidade nos preços”, diz a ata. 

A última divulgação da inflação oficial dos EUA registrou alta de 7,7% anual em outubro, taxa menor que o esperado pelo mercado. Embora o mercado de trabalho siga apertado no país, um IPC menor que o projetado pode significar que a última reunião do ano contará com um ajuste de 50 pontos-base nas taxas de juros. 

Embora a maioria dos membros do FOMC acreditem em uma desaceleração das taxas, alguns apontaram que é importante aguardar por mais dados substanciais que provem que a inflação está de fato pressionando menos. 


Quer começar a investir com o auxílio de um assessor de investimentos? 

Clique no link, conheça a Messem Investimentos e inicie a sua jornada no mundo dos investimentos.

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…