Notícias

Desemprego cai para 9,1% em julho e informalidade bate recorde

1 Minutos de leitura

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (31), a taxa de desemprego encerrou o trimestre terminado em julho em 9,1%, abaixo dos 10,5% do trimestre encerrado em abril. 

Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma queda de 4,6 p.p. na taxa de desocupação. 

O contingente de pessoas desocupadas somou 9,9 milhões no período, uma queda de 12,5% frente os resultados do trimestre encerrado em abril. Quando comparado com o ano passado, a queda é de 31,4%. 

Considerando a taxa de ocupação brasileira, o resultado ficou em aproximadamente 98,7 milhões no trimestre encerrado em julho, aumento de 2,2 milhões de pessoas (2,2%) em relação ao trimestre anterior e alta de 8,8 milhões na variação anual. 

Quanto ao nível da ocupação, que mede o percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar, a estimativa foi de 57% no período, aumento de 1,1 p.p. em relação ao trimestre anterior e incremento de 4,1 p.p. na comparação anual. 


Saiba mais

Inflação ao produtor cresce 1,21% em julho 


A força de trabalho brasileira, que soma as pessoas ocupadas e desocupadas, foi estimada em 108,5 milhões, alta de 0,6% trimestral e 1,4% em relação ao ano passado. 

Apesar das quedas na taxa de desemprego, a informalidade segue crescendo e atingiu números recordes no trimestre encerrado em julho. 39,3 milhões, segundo o IBGE, meio milhão a mais quando comparado com o trimestre anterior. 

Considerando a população ocupada do país, 39,8% estão na informalidade, ou seja, trabalham por conta própria sem CNPJ, sem carteira assinada ou trabalhador auxiliar da família. 

Os números superam os 38,8 milhões de pessoas na informalidade registrados no trimestre encerrado em novembro de 2019. 


Quer começar a investir com o auxílio de um assessor de investimentos? 

Clique no link, conheça a Messem Investimentos e inicie a sua jornada no mundo dos investimentos.

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…