FechamentoInternacional

Após reunião do BCE, Bolsas da Europa fecham em alta nesta quarta (15)

2 Minutos de leitura

As principais bolsas de valores da Europa fecharam em alta nesta quarta-feira (15). O mercado na região foi impulsionado pelos resultados da reunião extraordinária do Banco Central Europeu (BCE), que anunciou hoje um plano de intervenção no mercado de títulos para conseguir garantir a execução da política monetária adequada na zona do euro. 

O encontro extraordinário dos conselheiros do BCE foi bem recebido pelo mercado, que enxerga a autoridade monetária pan-europeia mais sóbria e coerente com o momento turbulento que passa a economia global e o mercado financeiro. O movimento do BCE levou os títulos públicos para um dia de baixa hoje. 

Na Bolsa, no entanto, os papéis do setor bancário – de maior peso no STOXX 600 – operaram em forte alta com a perspectiva de que o BCE continuará atuando ativamente para retomar a recuperação economia da zona do euro. 

“Desde que o processo gradual de normalização da política monetária foi iniciado em dezembro de 2021, o Conselho do BCE comprometeu-se a atuar contra o ressurgimento de riscos de fragmentação”, aponta a nota divulgada pelo BCE. “A pandemia deixou vulnerabilidades duradouras na economia da área do euro, as quais estão efetivamente a contribuir para uma transmissão desigual da normalização da nossa política monetária entre jurisdições”. 

Para conseguir seguir com o aperto monetário na zona do euro, serão usados os recursos do programa de compra de ativos devido à emergência pandêmica (PEPP, na sigla em inglês). O recurso será usado para, também, tentar segurar o avanço da inflação na região – que está nos seus maiores valores desde a criação do bloco. 

O BCE, no entanto, não é a única autoridade monetária que movimenta o mercado hoje.  Com inflação em máximas de mais de 40 anos, o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) decidiu hoje elevar os juros nos Estados Unidos em 0,75 ponto percentual. 

A ‘super quarta’ tem ainda o anúncio da nova taxa Selic pelo Banco Central do Brasil. O mercado projeta uma elevação de 0,50 ponto percentual nos juros básicos da economia brasileira. Em reunião desde ontem, o Comitê de Política Monetária anuncia a nova Selic a partir das 18h30. 

  • STOXX 600 (STOXX): +1,42% (413,10) 
  • DAX (GDAXI): +1,36% (13.485,29) 
  • FTSE 100 (FTSE): +1,20% (7.273,41) 
  • CAC 40 (FCHI): +1,35% (6.030,13) 
  • FTSE MIB (FTMIB): +2,87% (22.473,56) 
  • IBEX 35 (IBEX): +1,34% (8.174,70) 
Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Fechamento

Ibovespa tem 5ª alta seguida nesta quinta (11)

1 Minutos de leitura
O Ibovespa registrou nesta quinta-feira (11) seu quinto pregão consecutivo em alta. Com boas notícias no mercado doméstico, o índice de referência…
Fechamento

Ibovespa fecha em alta nesta quarta (10)

1 Minutos de leitura
O Ibovespa registrou sua quarta alta consecutiva nesta quarta-feira (10). Reagindo a sinais mistos, o índice de referência da Bolsa subiu 0,31%…