Notícias

Fed eleva as taxas de juros em 0,75 p.p., a maior em 28 anos 

1 Minutos de leitura

O Federal Reserve (Fed) dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira (15) que elevou as taxas variáveis de juros em 0,75 p.p., mantendo o ritmo anunciado pela autarquia na última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC). 

Com o ajuste, as taxas variáveis estão em um intervalo de 1,5% e 1,75%, a maior desde 1994. 


Saiba mais

BC recebe prêmio internacional por implementação do Open Finance


“Claramente, o reajuste de 75 pontos-base é anormalmente grande e não é comumente esperado para o futuro”, disse o chairman do Fed, Jerome Powell. “Da perspectiva de hoje, um ajuste de 50 ou 75 pontos-base são os mais prováveis para a nossa próxima reunião”. 

O aumento nos juros é uma reação às taxas inflacionárias do país, que são as maiores em 40 anos. De acordo com dados de maio, o IPC dos EUA acumulou alta anual de 8,6%, 0,3 p.p. maior que o mês anterior. 

Agora, o Fed analisa que a taxa deve ficar alta por mais tempo. De acordo com os estudos, as projeções para a taxa ao término do ciclo de altas estão em 3,8% em 2023. Ao mesmo passo de aceleração, a inflação deve ficar em 5,2% em 2022. 

“A atividade econômica parece ter acelerado após atingir uma baixa no primeiro trimestre do ano”, disse a autarquia. No futuro, é esperado que o FOMC continue com o ritmo de reajustes nas taxas de juros. 

A soma de uma inflação alta e PIB aquém do esperado – projetado a 1,7% ao término de 2022 – aumentam as suspeitas de que os EUA podem enfrentar uma recessão no próximo ano, coisa que o Fed quer evitar. 

A próxima reunião do FOMC está marcada para o final de julho com mais reajustes no radar. As altas, porém, não devem seguir em um ritmo acelerado e devem ser graduais. 

“Nós vamos fazer nossas decisões a cada reunião e continuaremos comunicando nosso modo de pensar sempre o mais claro possível”, disse Powell. 

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…