FechamentoInternacional

Negociações de paz avançam e impulsionam o mercado europeu nesta terça (29)

2 Minutos de leitura

Nesta terça-feira (29), as negociações de cessar-fogo para o fim do conflito entre Rússia e Ucrânia no leste europeu tiveram os maiores progressos já registrados desde o início do conflito em fevereiro. O vice-ministro de Defesa da Rússia, Alexander Fomin, apontou que os ataques às cidades de Kiev e Chernihiv devem ser reduzidos ‘radicalmente”. 

Em troca, o governo ucraniano já se propôs a adotar uma posição de neutralidade. A principal demanda de Moscou para o fim do conflito no país vizinho é que Kiev adote uma postura neutra, como fazem a Suécia e Áustria, sem entrar em blocos como a União Europeia e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). 

“No sentido de fortalecer a confiança mútua e criar condições necessárias para negociações futuras e alcançar o objetivo final de assinar um acordo, tomamos a decisão de reduzir radicalmente e por uma ampla margem as atividades militares nas direções de Kiev e Chernihiv”, apontou Alexander Fomin. 

O vice-ministro russo, no entanto, não citou em sua fala regiões mais ao leste, sul e sudeste da Ucrânia. Cidades como Mariupol, Sumy e Kharkiv estão entre as mais impactadas pela guerra na região. Segundo alguns especialistas, o compromisso russo se limita a regiões onde as tropas do país já estavam perdendo espaço nos últimos dias. 

O chefe da delegação russa, Vladimir Medinsky, afirmou em depoimento à agência TASS que esse ainda não é o fim do conflito. “Isto não é um cessar-fogo, mas esta é a nossa aspiração, chegar gradualmente a uma desescalada do conflito, pelo menos nestas frentes”, afirmou. “”No entanto, para preparar tal acordo em uma base mutuamente aceitável, ainda temos um longo caminho a percorrer”.


Saiba mais 

Vale a pena começar a investir em Fundos Imobiliários em 2022? 


Ainda que não seja um acordo de cessar-fogo definitivo, estes foram os maiores avanços nas negociações de paz desde o início da invasão russa a Ucrânia, que completou um mês na semana passada. A notícia animou o mercado internacional e, nesta terça, as bolsas do Velho Continente fecharam seus pregões com resultados sólidos. 

Confira abaixo os números do mercado europeu: 

  • STOXX 600 (STOXX): +1,74% (462,08) 
  • DAX (GDAXI): +2,79% (14.820,33) 
  • FTSE 100 (FTSE): +0,86% (7.537,25) 
  • CAC 40 (FCHI): +3,08% (6.792,16) 
  • FTSE MIB (FTMIB): +2,41% (25.307,98) 
  • IBEX 35 (IBEX): +2,98% (8.614,60) 
Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Fechamento

Ibovespa tem 5ª alta seguida nesta quinta (11)

1 Minutos de leitura
O Ibovespa registrou nesta quinta-feira (11) seu quinto pregão consecutivo em alta. Com boas notícias no mercado doméstico, o índice de referência…
Fechamento

Ibovespa fecha em alta nesta quarta (10)

1 Minutos de leitura
O Ibovespa registrou sua quarta alta consecutiva nesta quarta-feira (10). Reagindo a sinais mistos, o índice de referência da Bolsa subiu 0,31%…