Notícias

Focus: inflação tem 5ª semana de alta

1 Minutos de leitura

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve encerrar o ano em 5,91%, apontam os dados do Relatório Focus publicado nesta segunda-feira (28) pelo Banco Central (BC). Esta é a quinta semana consecutiva de alta nas projeções para a inflação no relatório de mercado da instituição. 

Publicado toda segunda pelo BC, o Focus é feito a partir das projeções de mais de 100 instituições financeiras para a economia brasileira. 

Na comparação com o relatório passado, houve uma alta de 0,03 ponto percentual na projeção do IPCA para 2022. Há uma semana e há quatro semanas atrás, o mercado projetava a inflação em 5,88% e 5,61%, respectivamente. 

Fonte: Banco Central do Brasil

PIB, Selic e câmbio 

O Produto Interno Bruto também seguiu em alta no Relatório Focus desta semana. Segundo as projeções do mercado, a economia brasileira deve crescer 2,81% (+0,01 p.p.) em 2022. Está é a terceira semana consecutiva de alta para o PIB no relatório de mercado do BC. 

A Selic, taxa básica de juros da economia brasileira, deve encerrar o ano em 13,75% ao ano – seu patamar atual. Esta é a 23ª semana consecutiva de estabilidade nas projeções do mercado para a Selic, que deve encerrar 2023 e 2024 a 11,50% a.a. e 8,50% a.a., respectivamente. 

Quanto ao câmbio, houve oscilação positiva nas projeções para o dólar ao final de 2022 e 2023. O mercado agora precifica a moeda norte-americana em R$ 5,27 e em R$ 5,25 ao final deste ano e do ano que vem, respectivamente.


Quer começar a investir com o auxílio de um assessor de investimentos? 

Clique no link, conheça a Messem Investimentos e inicie a sua jornada no mundo dos investimentos.

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…