Notícias

GIRO INTERNACIONAL: Presidente do Haiti é assassinado; Trump anuncia processo contra Facebook, Twitter e Google; saiba mais sobre a lei anti-LGBTQIA+ na Hungria, Jogos Olímpicos e o mercado internacional

6 Minutos de leitura

PRESIDENTE DO HAITI É ASSASSINADO

Na madrugada desta quarta-feira (07), o presidente do Haiti, Jovenel Moise foi assassinado a tiros em um ataque a sua casa. A morte do presidente foi anunciada pelo primeiro-ministro interino do país, Claude Joseph. Moise tinha 53 anos de idade.

“O presidente foi morto na casa dele por estrangeiros que falavam inglês e espanhol. Eles atacaram a residência do presidente da República”, anunciou Claude Joseph.

A primeira-dama haitiana, Martine Moise, também foi baleada no ataque e foi encaminhada para um hospital em Miami para tratar os ferimentos. Em comunicado, o premiê interino classificou o ataque à residência do presidente como um “ato odioso, desumano e bárbaro”.

Claude Joseph afirmou ainda que a polícia e o exército haitianos estão encarregados de manter a ordem no país após o assassinato do presidente. “Todas as medidas estão sendo tomadas para garantir a continuidade do estado e proteger a nação”, apontou.

O ataque marca o pico de uma onda de violência no Haiti, o país mais pobre das Américas, com gangues e a polícia da capital Porto Príncipe lutando pelo controle das ruas. O aumento da pobreza no país e a instabilidade política são apontados como os principais motivos por esse aumento da violência.

Jovenel Moise era alvo de protestos desde que assumiu o poder no Haiti, em 2017. Moise saiu vitorioso em um processo eleitoral de quase dois anos marcado por inúmeras acusações de fraude e alta abstenção.

Ele foi o mais votado entre 27 candidatos e recebeu 55% dos votos no segundo turno. O presidente foi eleito com cerca de 600 mil votos, número baixo considerando que a população haitiana é de mais de 11 milhões de pessoas.

Em 2020, o presidente dissolveu o Congresso do país, governando com decretos desde então. Moise ainda era acusado pela oposição de prorrogar o próprio mandato, acusação negada pelo presidente, que afirma que um governo provisório ocupou o primeiro ano de seu mandato. Por isso, o presidente defendia que seu mandato acabaria apenas em fevereiro de 2022, e não no início de 2021 como alegava a oposição.

Em fevereiro deste ano, o governo haitiano efetuou a prisão de 23 pessoas acusadas de tentar um golpe de estado no Haiti, com o objetivo de colocar um dos ministros da Suprema Corte haitiana na presidência. Moise também propôs mudar a Constituição e, embora tenha prometido não concorrer no próximo pleito, parte do projeto previa a volta da possibilidade de reeleição no país, proibida desde o fim da era Duvalier, em 1986.

TRUMP ANUNCIA PROCESSO CONTRA FACEBOOK, TWITTER E GOOGLE

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira um processo contra o Facebook, Twitter e Google. Segundo Trump, ele foi alvo de censura por parte das empresas.

O processo ainda tem como alvo os presidentes das empresas, Mark Zuckerberg, Jack Dorsey e Sundar Pichai. Trump foi banido de diversas plataformas logo após o ataque ao Capitólio, em janeiro deste ano, quando os congressistas norte-americanos se reuniam para ratificar o resultado das eleições de 2020.

O canal do ex-presidente no YouTube, plataforma do Google, está impedido de enviar novos vídeos. No Facebook e Instagram, os perfis de Trump estão bloqueados até pelo menos janeiro de 2023, conforme decisão anunciada em junho. O Twitter tirou a conta do político do ar, acusando-o de incitar violência em suas postagens.

No processo, que foi aberto em um tribunal federal no estado da Flórida, Trump reinvidica “uma suspensão imediata da censura vergonhosa e ilegal das empresas de mídia social ao povo americano”. O ex-presidente também declarou que buscará mover uma ação coletiva contra as gigantes de tecnologia, porém não citou quem seriam os demais envolvidos na acusação.

No domingo (04), a equipe de Trump lançou uma rede social própria, o Gettr, sob a bandeira de lutar contra a “cultura do cancelamento” e a censura das big techs. A rede social tem layout muito similar ao Twitter, que era a plataforma mais usada pelo ex-presidente.

No mesmo dia, porém, o Gettr foi alvo de um ataque hacker, que pôs em risco os dados dos cerca de 85 mil usuários que a plataforma tinha até o momento. Jason Miller, conselheiro de Trump, responsável pelo lançamento da plataforma, afirmou que o ataque não causou danos ao Gettr e a seus usuários. “Tudo o que o intruso conseguiu fazer foi mudar alguns nomes de usuários”, afirmou.

UNIÃO EUROPEIA ADVERTE HUNGRIA POR LEI ANTI-LGBTQIA+

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, alertou hoje que a Hungria deve rever a polêmica lei anti-LGBTQIA+ aprovada no mês passado. Caso contrário, o bloco europeu deve se encaminhar para debater uma punição ao país.

Segundo ela, a lei húngara coloca equipara a homossexualidade a pornografia, servindo como pretexto para marginalizar a população LGBTQIA+ no país. “Essa lei não serve para a proteção das crianças, mas é um pretexto para discriminar”, apontou. Von der Leyen ainda classificou a lei como “vergonhosa” e afirmou que a Comissão Europeia não exitará em usar de seus poderes como garantidoras dos tratados internacionais.

Aprovada no dia 15 de junho e válida a partir de amanhã (08), a nova lei proíbe a “exibição e promoção da homossexualidade” entre menores de idade e é vista pela comunidade internacional como uma maneira de proibir a reprodução de conteúdo que represente a comunidade LGBTQIA+, caso o mesmo seja acessível a menores de idade.

O projeto de lei foi apresentado ao Congresso húngaro pelo partido do presidente, Viktor Orbán, líder da extrema-direita no país. O texto proíbe a divulgação de conteúdo com representação LGBTQIA+ em qualquer contexto, a homossexualidade não pode ser abordada nem mesmo em aulas de educação sexual.

“Nós não podemos ficar olhando quando há regiões que se declaram livres dos LGBTQIA+. Não deixaremos nunca que parte de nossa sociedade seja estigmatizada por causa do que é, do que pensa, da etnia, das opiniões políticas ou credos religiosos”, afirmou hoje Ursula Von der Leyen. Segundo ela, defender os direitos de minorias é defender a liberdade de toda a sociedade.


Saiba mais:

GIRO CORPORATIVO: Mater Dei compra 70% do Grupo Porto Dias; Bradesco promete descarbonizar carteiras até 2050; saiba mais sobre Nubank, Oi, IRB, Itaú, BRF, Minerva e Petrobras


TÓQUIO TEM NOVO ESTADO DE EMERGÊNCIA ÀS VÉSPERAS DAS OLIMPÍADAS

O governo japonês anunciou nesta quarta-feira um novo estado de emergência na capital do país, Tóquio. O anúncio chega há apenas duas semanas do início dos Jogos Olímpicos sediados na cidade.

É a quarta vez que o país tem estado de emergência declarado desde o início da pandemia, no ano passado. Tóquio vive um novo pique de contaminações pelo novo coronavírus, com 920 novos casos de Covid-19 confirmados nesta quarta, o maior número desde maio deste ano.

O estado de emergência deve se estender ao longo dos Jogos Olímpicos, que se iniciam no dia 23 de julho. Com novas medidas restritivas, a expectativa é que as competições sejam realizadas sem a presença de público nas arenas. Anteriormente, o primeiro-ministro Yoshihide Suga já havia indicado que, em caso de um novo estado de emergência, não haveria público nas Olimpíadas.

No dia 21 de junho, o comitê organizador dos jogos havia anunciado que as competições poderiam contar com até 10 mil pessoas nas arquibancadas, dependendo da capacidade das instalações. O agravamento da pandemia no país, porém, deve levar as autoridades responsáveis a rever a decisão.

BOLSAS E CÂMBIO

Na Europa, as bolsas do continente tiveram sessão de alta impulsionadas pela reunião da Comissão Europeia. A entidade aumentou a previsão de crescimento do PIB da zona do Euro para 2021. Confira os números do mercado europeu:

  • STOXX 600 (STOXX): +0,78% (459,52)
  • DAX (GDAXI): +1,17% (15.692,71)
  • FTSE 100 (FTSE): +0,71% (7.151,02)
  • CAC 40 (FCHI): +0,31% (6.527,72)
  • FTSE MIB (FTMIB): +0,23% (25.284,99)

Na Ásia, as bolsas do continente foram pressionadas pelo baixo desempenho do setor de serviços nos EUA. Os índices de Shanghai, no entanto, registraram alta nesta quarta-feira. Confira os números do mercado asiático:

  • Hang Seng (HK50): -0,68% (27.881,87)
  • KOSPI (KS11): -0,60% (2.285,34)
  • Shanghai Composto (SSEC): +0,66% (3.553,72)
  • Nikkei 225 (N225): -0,96% (28.366,95)
  • Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300): +1,13% (5.140,49)

Nos EUA, o dia foi de ganho para os índices de Wall Street, de olho nos dados de rendimentos das empresas do país. Confira os números do mercado norte-americano:

  • Dow Jones (DJI): +0,30% (34.681,79)
  • S&P 500 (SPX): +0,34% (4.358,20)
  • Nasdaq Composto (IXIC): +0,81% (13.487,10)

Confira a cotação das principais moedas estrangeiras:

  • Dólar: +0,59% (R$ 5,23)
  • Euro: +0,32% (R$ 6,17)

Imagem em destaque: O Globo / divulgação

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…