Notícias

Governo se prepara para reduzir o IPI de 4 mil produtos industrializados

1 Minutos de leitura

O governo federal está preparando um decreto que deve reduzir a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de mais de 4 mil produtos, substituindo os planos anteriores que foram questionados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). 

Segundo o jornal Estadão, a redução deve ser de 35% para produtos não fabricados na Zona Franca de Manaus. 

O governo já fez duas reduções no IPI neste ano. A primeira, em janeiro, reduziu 25% do imposto para todos os produtos, com exceção ao cigarro. A segunda, em abril, reduziu em mais 10%, mas desta vez deixando de fora a Zona Franca de Manaus. 

Representantes da Zona Franca argumentaram na época que a medida do governo atrapalha a competitividade da região, já que os produtos fabricados lá são isentos de imposto. Os embates fizeram o STF suspender a segunda redução do IPI após o pedido do partido Solidariedade. 

Na época, o ministro Alexandre de Moraes havia argumentado que não estavam previstas medidas compensatórias para a região: 

“Sem a existência de medidas compensatórias à produção na Zona Franca de Manaus, reduz drasticamente a vantagem comparativa do polo, ameaçando, assim, a própria persistência desse modelo econômico diferenciado constitucionalmente protegido”, disse o ministro. 


Saiba mais

Conheça a história de Roberto Simonsen, patrono da indústria brasileira 


Agora, o governo espera resolver o embate político com um texto que dá maior segurança jurídica que deve ser apresentado na semana que vem. 

Os cortes no IPI acontecem em um momento de baixo crescimento para a indústria brasileira. De acordo com dados de maio divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção para o setor ficou em 0,3% no mês, um pouco acima do crescimento de 0,1% registrado anteriormente. 

Na taxa anual, a produção industrial brasileira cresceu 0,5% em maio, revertendo a queda de 0,5% do mês anterior. No saldo de 2022, porém, a indústria brasileira apresentou retração de 2,6%. 


Quer começar a investir com o auxílio de um assessor de investimentos? 

Clique no link, conheça a Messem Investimentos e inicie a sua jornada no mundo dos investimentos.

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…