Notícias

Guedes defende isenção tributária para a renda fixa e aprofundamento do mercado de capitais

1 Minutos de leitura

Para o ministro da Economia brasileiro, Paulo Guedes, os investimentos em renda fixa deveriam ser isentos de tributação, o mesmo que acontece no mercado de compra e vendas ações. 

A declaração foi feita nesta segunda-feira (18) no evento de posse do novo presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), João Pedro Nascimento. 

“Estaremos brevemente, assim que o Congresso voltar do recesso, aprovando também medidas infraconstitucionais importantes para apoiar esse aprofundamento do mercado de capitais brasileiro”, disse Guedes. 

O ministro não especificou a modalidade de investimentos em renda fixa, mas disse à Reuters se tratar de investimentos estrangeiros, que hoje pagam 15% de imposto nos ganhos de capital. 

Para o ministro, em um mercado financeiro impactado por “trilhões de dólares que precisam se reposicionar”, o Brasil pode ser um grande ponto de destaque. Hoje, segundo ele, o mundo passa por um estagflação, enquanto por aqui estamos entrando um período de crescimento econômico. 

“Muito capital produtivo vai continuar procurando porto seguro para investimentos. Brasil vai ser a grande nação que vai receber investimentos”, disse Guedes, que disse considerar que a inflação pode pressionar mais no país, mas que há espaço para crescimento econômico. 

O ministro também disse que o Banco Central (BC) se moveu mais rapidamente se comparada com outras economias. A curva de aumento nos juros iniciou no ano passado, e hoje temos políticas fiscal e monetária “no lugar”. 

“Nosso BC se moveu também antes do BC deles”, disse. “O Brasil está dessincronizado do resto do mundo”. 

Foto: Agência Brasil

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…