Notícias

IGP-DI teve queda acentuada de 1,01% em abril, diz FGV

1 Minutos de leitura

De acordo com dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) na manhã de segunda-feira (08), o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) teve queda de 1,01% em abril. 

O resultado surpreendeu levemente as expectativas, que apontavam para uma retração de 0,99%. Em março, o indicador havia retraído 0,34%. 

Considerando a soma dos últimos 12 meses, o índice teve retração de 2,57%. Em março, a taxa somada era de 1,16%. É a deflação mais significativa desde o início da série histórica em 1998. 

De acordo com o relatório, as principais contribuições para o resultado de abril vieram da gasolina, que retraiu 0,38%, e da passagem aérea, que teve queda de 3,67%. 

Considerando o IPA-DI, de preços ao produtor, a retração foi de 1,56%. O IPC-DI, do varejo, caiu 0,50%. O INCC-DI, dos custos de construção, subiram 0,14%. 

Segundo a pesquisa, parte do deslocamento do indicador se deve pela desaceleração do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que teve alta de 0,50% em abril, enquanto tinha subido 0,74% no mês anterior. 


Quer começar a investir com o auxílio de um assessor de investimentos

Clique no link, conheça a Messem Investimentos e inicie a sua jornada no mundo dos investimentos.

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…