Notícias

IGP-M: ‘inflação do aluguel’ subiu 0,05% em março

1 Minutos de leitura

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) avançou 0,05% em março de 2023. A ‘inflação do aluguel’, divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta quinta-feira (30), ficou abaixo das expectativas – o consenso de mercado projetava alta de 0,15% para o indicador no período. 

Em fevereiro de 2023, o índice de inflação do Instituto Brasileiro de Economia (FGV/IBRE) havia registrado uma deflação de 0,06%. Com o resultado de março, o IGP-M acumula alta de 0,20% em 2023 e de 0,17% nos últimos 12 meses. 

Na comparação anual, houve grande desaceleração na inflação do aluguel. Em março de 2022, o indicador havia variado 1,74% e acumulava alta de 14,77% em 12 meses. 

A taxa anual do IGP-M é a menor desde fevereiro de 2018, quando o índice havia registrado uma deflação de 0,42 em 12 meses. Em março de 2023, a inflação do aluguel chegou a alta de 0,05% através de uma variação positiva em dois dos três índices componentes. 

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) variou 0,66%, uma aceleração ante os dados de fevereiro (0,38%). O FGV/IBRE aponta que o retorno da cobrança de tributos federais sobre a gasolina foi o principal fator de pressão na inflação ao consumidor no período. 

Enquanto isso, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) registrou recuo de 0,12% em março, resultado também acima do registrado em fevereiro (-0,20%). O Índice Nacional de Custo da Construção Civil (INCC) foi o único que apresentou desaceleração em março, com alta de 0,18% no período – em fevereiro, o índice componente havia variado 0,20%. 


Quer começar a investir com o auxílio de um assessor de investimentos

Clique no link, conheça a Messem Investimentos e inicie a sua jornada no mundo dos investimentos.

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…