Notícias

Inflação do aluguel tem quarta retração consecutiva em novembro

1 Minutos de leitura

De acordo com dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) teve queda de 0,56% no mês de novembro em relação ao mês imediatamente anterior. 

A chamada inflação do aluguel registrou a quarta queda mensal consecutiva. Nos meses de agosto, setembro e outubro, o índice teve retração de 0,70%, 0,95% e 0,97%, respectivamente. 

“O IGP-M registrou queda menos intensa nesta apuração. As contribuições para a aceleração da taxa do índice partiram de seus três índices componentes. No índice ao produtor, a soja foi o principal destaque ao registrar alta de 1,25%, ante queda de 0,66%, no mês anterior. No IPC, a principal contribuição para a aceleração do índice partiu da gasolina, cuja taxa passou de -3,74% para 1,58%. Por fim, no âmbito da construção, a pressão para a aceleração do índice partiu da mão-de-obra, cuja taxa avançou de 0,31% para 0,53%”, diz André Braz, Coordenador dos Índices de Preços. 

Na taxa anual, considerando a soma dos últimos 12 meses, o índice teve alta de 5,90%. No ano, acumula expansão de 4,98%. 


Saiba mais

FIFA bate recorde de faturamento com a Copa do Mundo do Catar


IPA 

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) teve retração de 0,94% em novembro, influenciado principalmente por alimentos processados, que caíram 1,04% no mês anterior para 0,01% em novembro. 


Quer começar a investir com o auxílio de um assessor de investimentos? 

Clique no link, conheça a Messem Investimentos e inicie a sua jornada no mundo dos investimentos.

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…