Internacional

Biden propõe usar bens confiscados de oligarcas para dar apoio à Ucrânia

2 Minutos de leitura

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deve solicitar ao Congresso americano nesta quinta-feira (28) a liberação de novos recursos para ajudar as forças armadas da Ucrânia no confronto contra a Rússia. 

Segundo fonte ligada à Casa Branca e ouvida pela agência Reuters, o presidente norte-americano deve pedir por uma grande quantia de capital ao Congresso. Está nos planos de Biden, ainda, que as autoridades estadunidenses usem recursos confiscados dos oligarcas russos para financiar a ajuda à Ucrânia.


Saiba mais 

Quem são os oligarcas russos? 


Biden deve solicitar ao Congresso a verba necessária para ajuda militar e humanitária até setembro de 2022, mês que marca o final do ano fiscal. Segundo comunicado publicado pela Casa Branca, o pedido de Biden é uma forma de responsabilizar a Rússia e os oligarcas pela guerra em solo ucraniano. 

“O presidente Biden enviará uma proposta para um pacote legislativo abrangente que aumentará a capacidade do governo dos Estados Unidos de responsabilizar o governo russo e os oligarcas russos pela guerra do presidente Putin contra a Ucrânia”, apontou a Casa Branca em nota. “As propostas foram elaboradas em estreita consulta com parceiros de diversas agências, incluindo o Departamento do Tesouro, o Departamento de Justiça, o Departamento de Estado e o Departamento de Comércio”. 

A nota da Casa Branca aponta ainda que o presidente Biden irá propor mudanças na legislação americana, visando fechar o cerco contra os oligarcas russos. Entre as medidas propostas, está a criminalização de lucros obtidos a através de ‘negócios corruptos’ com o Kremlin e o confisco de propriedades de indivíduos que cometam tais irregularidades e/ou que estejam sob sanção do governo norte-americano. 

O capital obtido com tais confiscos deve ser redirecionado para a Ucrânia, provendo tanto auxílio militar quanto investimentos para remediar os efeitos da guerra no país. A proposta da Casa Branca ao Congresso também deve incluir mudanças na legislação para dificultar manobras para que driblar as sanções. 

Até o momento, estima-se que cerca de US$ 30 bilhões em bens de oligarcas russos foram congelados pelos Estados Unidos e países da Europa. O presidente Joe Biden deve discutir as medidas propostas com o Congresso no final da manhã, às 11h45 (horário de Brasília) 

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…