FechamentoInternacional

Com inflação e China no radar, bolsas da Europa fecham em queda nesta quarta (18)

1 Minutos de leitura

As bolsas de valores da Europa fecharam em queda nesta quarta-feira (18). Preocupações do mercado com o cenário macroeconômico dominaram as sessões na região, com inflação e China entre os maiores fatores de pressão.


Saiba mais 

Inflação da Zona do Euro segue recorde e alta dos preços no Reino Unido assusta o mercado


De um lado, a possibilidade de mais um lockdown na China assusta o mercado, que já havia sido impactado pelas medidas de restrição impostas em Xangai há algumas semanas. 

No Reino Unido e na zona do euro, os dados da inflação divulgados hoje ficaram em linha com o que foi projetado pelo mercado. Os números, no entanto, revelam uma aceleração acentuada do aumento dos preços na região, fato que levou uma onda de aversão ao risco para as bolsas do Velho Continente. 

A escalada da inflação coloca os bancos centrais do continente contra a parede, principalmente na União Europeia (UE) – onde o Banco Central Europeu (BCE) ainda não começou o processo de aperto monetário. O temor também impacta os Estados Unidos, maior economia do mundo, onde os balanços das varejistas no 1T22 revelou que a inflação e problemas na oferta têm prejudicado os lucros das empresas. 

Com esses fatores non radar dos investidores, os índices de referência das principais bolsas europeias fecharam o dia majoritariamente em forte queda. O STOXX 600, índice pan-europeu que reúne as principais empresas do continente, caiu mais de 1% nesta quarta. Já o IBEX 35, da Bolsa de Madrid, foi a exceção do dia e encerrou seu pregão estável, com alta marginal.


Saiba mais 

Déficit comercial da UE é um sinal de alerta para a inflação global, entenda a situação


Confira abaixo os números do mercado europeu: 

  • STOXX 600 (STOXX): -1,14% (433,96) 
  • DAX (GDAXI): -1,26% (14.007,76) 
  • FTSE 100 (FTSE): -1,07% (7.438,09) 
  • CAC 40 (FCHI): -1,20% (6.352,94) 
  • FTSE MIB (FTMIB): -0,89% (24,085,82) 
  • IBEX 35 (IBEX): +0,01% (8.476,40) 
Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Fechamento

Ibovespa tem 5ª alta seguida nesta quinta (11)

1 Minutos de leitura
O Ibovespa registrou nesta quinta-feira (11) seu quinto pregão consecutivo em alta. Com boas notícias no mercado doméstico, o índice de referência…
Fechamento

Ibovespa fecha em alta nesta quarta (10)

1 Minutos de leitura
O Ibovespa registrou sua quarta alta consecutiva nesta quarta-feira (10). Reagindo a sinais mistos, o índice de referência da Bolsa subiu 0,31%…