Notícias

Semana atípica: geada pode encarecer ainda mais os preços dos alimentos

1 Minutos de leitura

Quem acordou cedinho durante essa semana sabe: está frio. 

Até o domingo (22), a previsão dos meteorologistas é de uma frente fria que deve atingir boa parte do país, trazendo quedas bruscas de temperaturas e chuvas fortes em algumas regiões. 

Para o agricultor, a semana atípica de baixas temperaturas significa um maior risco para o registro de geadas e perdas de safras. Segundo especialistas, isso pode afetar os produtos alimentícios que são mais sensíveis. 

Em Mina Gerais, por exemEm Mina Gerais, por exemplo, a expectativa de colheita de café para 2022 caiu em quase 20%, segundo dados da Empresa de Assistência Rural de Minas Gerais (Emater), por conta de problemas relacionados ao clima. 


Saiba mais

Inflação acumulada brasileira atinge 12,13% em abril, a maior desde 2003


Segundo as previsões, registros de geadas devem acontecer nos próximos dias nas regiões Sul, Mato Grosso do Sul, Mina Gerais e São Paulo. 

Hortaliças, bananas, café e cana-de-açúcar podem ser as grandes prejudicadas da chegada da nova frente fria. Para o produtor, isso significa menos lucros com as vendas de alimentos. Para o consumidor, a qualidade do produto pode cair e o preço subir. 

Os produtos alimentícios são os que mais subiram nos últimos meses de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O tomate, por exemplo, diretamente afetado pelas geadas, já subiu 103,26% nos últimos 12 meses considerando os dados da inflação de abril, enquanto o café moído inflou 67,53%. 

A alta nos preços dos alimentos e dos combustíveis são os principais agregadores da inflação brasileira dos últimos meses. O mercado energético é duramente impactado pela guerra na Ucrânia, enquanto o setor alimentício, principalmente o de grãos, tem disjunções nas cadeias de distribuição. 

Até o momento, as quedas de temperatura registradas na madrugada desta terça-feira (18) não indicam que as geadas serão severas, embora seja importante estar atento. 

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…