Internacional

Comissão Europeia corta projeções para a economia da zona do euro 

2 Minutos de leitura

Nesta quinta-feira (14), a Comissão Europeia divulgou suas projeções atualizadas para economia da União Europeia e da zona do euro em 2022 e 2023. Com a guerra na Ucrânia ainda sem perspectivas de melhora, a instituição aponta para uma piora nas estimativas de crescimento e um cenário de inflação mais forte na região. 

“À medida que a realidade de uma prolongada invasão russa da Ucrânia é digerida, a avaliação de suas consequências econômicas para a economia global está se tornando mais sombria. Os choques desencadeados pela guerra atingem direta e indiretamente a economia da UE, colocando-a numa trajetória de menor crescimento e inflação mais elevada”, aponta o relatório publicado nesta quinta-feira. 

O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro está projetado para crescer 2,6% em 2022, levemente abaixo das estimativas divulgadas em maio deste ano (2,7%). 

Para 2023, a Comissão Europeia prevê que os impactos do conflito no leste europeu e da alta inflação podem impactar ainda mais o crescimento da economia da região. A instituição projeta um crescimento de 1,4% para economia da zona do euro no ano que vem, bem abaixo dos 2,3% projetados em maio. 

A Comissão Europeia aponta que a soma de fatores que impacta a economia da região fez o Banco Central Europeu (BCE) e outros BCs iniciarem um processo de aperto monetário mais cedo e com mais intensidade do que antes projetado. 

“O rápido aumento dos preços das commodities de energia e alimentos está alimentando as pressões inflacionárias globais, corroendo o poder de compra das famílias e desencadeando uma resposta de política monetária mais rápida do que se supunha anteriormente. Além disso, a desaceleração do crescimento nos EUA está aumentando o impacto econômico negativo da estrita política de Covid Zero da China”, explica o relatório. 

A projeção da instituição para a inflação na zona do euro disparou ante os dados apresentados em maio. A Comissão Europeia espera que a mesma encerre 2022 em alta de 7,6% – ante 6,1% projetados em maio – e depois caia para 4,0% em 2023. 

Para a União Europeia como um todo, a instituição projeta um crescimento de 2,7% e 1,5% no PIB para 2022 e 2023, respectivamente. A inflação na UE deve bater 8,3% em 2022 e 4,6% no próximo ano. 

O relatório da Comissão Europeia destaca que as projeções são feitas a partir de um panorama com muitos fatores de risco. Com isso, o cenário ainda é de muitas incertezas e pode mudar bastante nos próximos meses. 

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…