Internacional

Explosão deixa vítimas no aeroporto de Cabul; Sydney tem recorde de casos de Covid-19; mercado internacional e mais

5 Minutos de leitura

EXPLOSÃO DEIXA VÍTIMAS NO AEROPORTO DE CABUL

Pelo menos duas explosões foram registradas nos arredores do aeroporto de Cabul, capital do Afeganistão, nesta quinta-feira (26). Segundo informações não oficiais, pelo menos 60 civis foram mortos nos ataques. O Pentágono confirmou que pelo menos 12 soldados estadunidenses também estão entre as vítimas.

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos foi o primeiro órgão a confirmar os ataques. A informação foi dada por John Kirby, porta-voz do Pentágono, através de seu Twitter. Em seguida, Kirby também confirmou a segunda explosão na região do Aeroporto Internacional Hamid Karzai.

“Podemos confirmar que a explosão no Abbey Gate foi o resultado de um ataque complexo que resultou em várias vítimas americanas e civis. Podemos também confirmar pelo menos uma outra explosão no Baron Hotel ou próximo a ele, a uma curta distância do Abbey Gate. Continuaremos atualizando”, apontou o porta-voz

Segundo informações obtidas pelo jornal britânico The Telegraph, a primeira explosão teria sido causada por um homem-bomba, seguida por uma breve troca de tiros. O segundo ataque teria sido causado por um carro bomba.

Durante a tarde, o Estado Islâmico reinvidicou a autoria do ataque por meio da Amaq, sua agência de notícias, em comunicado enviado a um canal do aplicativo Telegram. Pela manhã, fontes entrevistadas pelo jornal britânico The Telegraph já apontavam o Estado Islâmico Khorasan como principal suspeito. O Isis-K, como também é conhecido, é uma espécie de “filial” do Estado Islâmico com atuação no Paquistão e no Afeganistão.

O Isis-K foi criado em 2014 como um grupo de oposição ao Talibã na região. Há dias, autoridades ocidentais e lideranças do Talibã alertam para o risco de um ataque nas redondezas do Aeroporto Internacional Hamid Karzai. O motivo do estado de alerta eram ameaças feitas pelo próprio Isis-K desde que o Talibã assumiu o controle administrativo do Afeganistão, no dia 15 deste mês.

Por conta do risco de um atentado, que infelizmente se concretizou, diversos países já haviam suspendido as operações de evacuação de pessoas do Afeganistão. Mesmo com o alerta, os arredores do aeroporto de Cabul continuaram lotados nos últimos dias, inclusive com um tumulto resultando em cerca de 20 mortos durante essa semana.

O porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, condenou o ataque que resultou em vítimas civis. Mujahid ainda reforçou que a segurança nos locais onde ocorreram as explosões é de responsabilidade dos militares norte-americanos.

“O Emirado Islâmico condena veementemente o bombardeio de civis no aeroporto de Cabul, ocorrido em uma área onde as forças dos EUA são responsáveis pela segurança”, apontou.

O grupo terrorista é considerado mais radical que o Talibã e condenou o acordo de paz assinado entre o grupo que hoje está no comando do Afeganistão e o governo norte-americano.

SYDNEY TEM RECORDE DE CASOS DE COVID-19

A cidade de Sydney, na Austrália, registrou número recorde de casos de Covid-19 nesta quinta-feira. Os principais hospitais da capital do estado de Nova Gales do Sul, epicentro da onda mais recente do novo coronavírus no país, montaram barracas do lado de fora para lidar com a demanda de pacientes.

Segundo dados levantados pela agência Reuters, 102 dos 106 internados por Covid-19 são pessoas que ainda não se vacinaram contra a doença. Há relatos de acúmulo de ambulâncias nos entornos dos hospitais Westmead e Blacktown.

Segundo Alan O’Riordan, da Associação Australiana de Paramédicos, diversos hospitais de Sydney já não estão mais aceitando internações de pacientes com Covid-19.

“Esta situação está causando muitos atrasos. Temos que levar os doentes para mais longe. Se o sistema de ambulâncias diminuiu para um ritmo de caracol e não se pode responder a uma emergência diária, então passa a haver risco para os doentes”, afirmou O’Riordan em entrevista.

Nova Gales do Sul vê seu sistema de saúde sob pressão em meio ao avanço da variante Delta da Covid-19 na região. De acordo com a premiê do estado Gladys Berejiklian, a situação preocupa, mas ela afirma que as autoridades já quadruplicaram o número de respiradores disponíveis para os hospitais.

Ainda segundo Berejiklian, a situação deve ser controlada com o avanço da vacinação contra o novo coronavírus. Ela projeta que 70% da população de Nova Gales do Sul deve ser vacinada até o final de outubro deste ano.

A região de Sydney é apenas uma das diversas regiões australianas que adotam regime de confinamento atualmente. O avanço da variante Delta tem comprometido a taxa de sucesso da Austrália no combate ao vírus com o processo de vacinação no país ainda lento. Até o momento, a Austrália vacinou apenas 32% da sua população com 16 anos ou mais de idade.

POLICIAIS DO CAPITÓLIO PROCESSAM TRUMP POR INVASÃO EM JANEIRO

Nesta quinta-feira, 7 agentes da Polícia do Capitólio processaram o ex-presidente Donald Trump. O grupo alega que Trump incitou a invasão ao Congresso norte-americano, que ocorreu no dia 6 de janeiro deste ano.

Os policiais acusam Trump de conspirar com grupos de extrema-direita responsáveis pelos ataques. No processo, aberto em um tribunal de Washington DC, eles alegam que o então presidente incitou radicais norte-americanos ao longo de meses, numa tentativa de deslegitimar o processo eleitoral e a vitória de Joe Biden no pleito do ano passado.

“Trump, conjuntamente com outros acusados, fez e incentivou deliberada e persistentemente afirmações falsas de fraude eleitoral para desacreditar o resultado da eleição e incitar maliciosamente a revolta entre seus apoiadores”, aponta a denúncia.

Além de Trump, foram citados na ação diversos aliados políticos. Entre eles, o republicano Roger Stone e membros dos grupos extremistas Proud Boys, Oath Keepers e Three Percenters.

“Devido às ações ilegais dos réus, os autores foram violentamente agredidos, cuspidos, pulverizados com gás lacrimogêneo e spray de pimenta, submetidos a insultos e expressões racistas e temeram por suas vidas”.

Ontem (25), um comitê parlamentar que investiga a invasão ao Capitólio apresentou um pedido a agências de inteligência norte-americanas. Entre os pedidos, estava inclusa a quebra de sigilo dos registros de comunicação da Casa Branca, ainda sob comando de Trump na data do incidente.

No dia 6 de janeiro deste ano, manifestantes invadiram o Capitólio, sede do Congresso norte-americano, numa tentativa de interromper a oficialização da vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais do ano passado. A invasão deixou, ao todo, cinco pessoas mortas.


Saiba mais:

Guedes: vacinação pode ser prejudicada pelos precatórios


BOLSAS E CÂMBIO

As principais bolsas internacionais operaram em baixa nesta quinta-feira, com poucas exceções. Enquanto a pressão regulatória do governo chinês sobre o setor privado continua pressionando o mercado, investidores atuaram com cautela hoje à espera do discurso do presidente da Fed, Jerome Powell, que deve mostrar indicativos dos rumos da política monetária dos Estados Unidos.

Confira os números do mercado europeu:

  • STOXX 600 (STOXX): -0,32% (470,34)
  • DAX (GDAXI): -0,42% (15.793)
  • FTSE 100 (FTSE): -0,35% (7.124,98)
  • CAC 40 (FCHI): -0,16% (6.666,03)
  • FTSE MIB (FTMIB): -0,76% (25.861,52)

Confira os números do mercado asiático:

  • Hang Seng (HK50): -1,08% (25.415,69)
  • KOSPI (KS11): -0,58% (3.128,53)
  • Shanghai Composto (SSEC): -1,09% (3.501,66)
  • Nikkei 225 (N225): +0,06% (27.742,29)
  • Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300): -1,97% (4.801,61) 

Confira os números do mercado norte-americano:

  • Dow Jones (DJI): -0,54% (35.213,12)
  • S&P 500 (SPX): -0,58% (4.470,91)
  • Nasdaq Composto (IXIC): -0,64% (14.945,80)

Confira a cotação das principais moedas estrangeiras:

  • Dólar: +0,86% (R$ 5,25)
  • Euro: +0,72% (R$ 6,17)

Imagem em destaque: Al Jazeera / divulgação

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…