Internacional

Foco do Fed é trazer a inflação para a meta, afirma Powell

2 Minutos de leitura

O combate à inflação, que já acumula alta de 8,5% nos últimos 12 meses, é o principal foco do Federal Reserve. Segundo o presidente da instituição, Jerome Powell, o banco central dos Estados Unidos irá agir ‘energicamente’ para trazer o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) de volta à sua meta de 2%. 

A fala de Powell foi feita durante a conferência monetária anual do Cato Institute, famosa think thank libertária americana. Segundo o mandatário do Fed, a economia dos EUA é capaz de aguentar um período de combate agressivo à inflação sem maiores danos. 

Para Powell, o aperto monetário necessário para trazer a inflação de volta à meta não obriga o Fed a a desistir de seus estímulos para manter o mercado de trablho norte-americano aquecido. 

“Não vejo os dois objetivos como conflitantes porque sem estabilidade de preços, não seremos capazes de alcançar o tipo de mercado de trabalho forte que queremos por um período contínuo que beneficie a todos, então não vejo um caso para passar para um único mandato”, apontou o presidente do Fed. 

Powell fez ainda referência a outro período de grande pressão inflacionária da história americana, nas décadas de 1970 e 1980. Segundo ele, “a história adverte fortemente contra a flexibilização prematura da política monetária”. 

“Achamos que podemos evitar o tipo de custos sociais muito altos que Paul Volcker (então presidente do Federal Reserve) e o Fed tiveram que colocar em jogo (entre as décadas de 1970 e 1980”, apontou Powell. Na ocasião citada pelo mandatário do Fed, a inflação no país ultrapassou os 10% em 1980 e permaneceu acima deste valor por mais de um ano, causando uma forte recessão e alta taxa de desemprego na maior economia do mundo. 

A fala vai de acordo com o discurso de Powell no último Simpósio de Jackson Hole, vista pelo mercado como hawkish. Muitos especialistas já enxergam uma aceleração do aperto monetário realizado pelo BC americano, que vem aumentando as taxas de juros desde 2018 para combater o avanço da inflação. 

Powell afirma que a sua intenção em Jackson Hole foi realmente de mandar um forte recado ao mercado. “A mensagem realmente era de que o Fed tem uma responsabilidade de inflação em 2% ao longo do tempo”, apontou. Segundo ele, o objetivo é trazer o CPI de volta à meta no médio prazo, mesmo objetivo definido pelo Banco Central Europeu (BCE).


Quer começar a investir com o auxílio de um assessor de investimentos? 

Clique no link, conheça a Messem Investimentos e inicie a sua jornada no mundo dos investimentos.

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…