Internacional

Goldman Sachs: inflação do Reino Unido pode passar de 20%

2 Minutos de leitura

O Goldman Sachs alertou nesta terça-feira (30) que a inflação do Reino Unido pode atingir 20% nas taxas anuais na mesma medida em que a crise energética atinge em cheio todos os setores da economia. 

“Em um cenário onde os preços do gás natural permanecem elevados, nós esperamos que o teto de custos aumente acima de 80% em janeiro”, disse os economistas em nota, que anteriormente assumiam um incremento de 19% no cenário básico. 

De acordo com os últimos dados do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), a inflação do Reino Unido atingiu uma alta anual de 10,1% em julho, a maior taxa em mais de 40 anos. 

Como resultado, o Goldman Sachs acredita em uma recessão no quarto trimestre deste ano, com uma economia contraindo 0,6% no resultado do ano. 

É um sintoma direto da guerra na Ucrânia e os embates envolvendo as economias europeias com a Rússia. No principal gasoduto do continente, o Nord Stream 1, o fluxo de gás natural está em 20% de sua capacidade total, prejudicando a demanda interna e elevando os preços para valores recordes. 

Na semana passada, o regulador energético britânico alertou que as contas energéticas das famílias passarão de £ 1.971 na média do ano para £ 3.549 conforme a crise energética avança. 


Saiba mais

PIB dos países da OCDE desacelera e cresce 0,3% no segundo trimestre


Se preparando para o pior, o Reino Unido aprovou em julho uma medida que distribuirá £ 400 por seis meses a partir de outubro para as contas energéticas das casas britânicas com a intenção de ajudar nas contas, sendo que casas vulneráveis receberão pagamentos únicos de £ 650 adicionais. 

Existe uma enorme preocupação com a capacidade do cidadão britânico de conseguir pagar suas contas energéticas. Além disso, o setor empresarial será duramente atingido por mudanças no padrão de consumo da população, que deve economizar mais para conseguir arcar com os altos custos. 

Comércios como bares viram suas contas de luz subirem de £ 13.000 por ano para £ 35.000, segundo um levantamento da BBC. Como o consumo da população deve ser afetado pela alta energética, esses pequenos comércios não conseguirão equilibrar as contas e já anunciaram que devem fechar. 

Apesar do recuo de 20% no início da semana, os contratos futuros de gás natural seguem elevados. O TTF holandês para setembro está sendo negociado a € 271 por megawatt-hora nesta terça-feira (30). Há exatamente um ano atrás, a commodity era negociada a € 27 por megawatt-hora. 

O cenário continental da crise energética é agravado pela incerteza quanto o próximo ano. Autoridades como o ministro da Economia da Alemanha, Robert Habeck, acreditam que o preparo precisa existir para o “pior cenário possível”, pois a possibilidade de a Rússia efetuar mais cortes no suprimento, ou cortá-lo em sua totalidade, não é descartada. 


Quer começar a investir com o auxílio de um assessor de investimentos? 

Clique no link, conheça a Messem Investimentos e inicie a sua jornada no mundo dos investimentos.

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…