Internacional

Inflação da zona do euro renova recorde e fica em 8,6% no mês de junho

1 Minutos de leitura

A inflação na zona do euro segue batendo recorde. Depois de encerrar maio com o maior resultado desde a criação do bloco, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) na região renovou sua máxima histórica em junho e chegou a um acumulado de 8,6% nos últimos 12 meses. 

Os dados, divulgados hoje (01) pela agência Eurostat, ficaram acima dos 8,4% de alta que o mercado projetava. É o maior resultado desde o início da série histórica, que começou em 1997. A inflação mensal em junho ficou em 0,8%. 

No final de 2021, o Banco Central Europeu (BCE) considerava que a inflação na região era resultado da recuperação da economia da região após a pandemia de Covid-19. No entanto, fatores como a guerra na Ucrânia e a volta de lockdowns na China pressionaram a cadeia global e o desempenho das economias. 

O BCE havia projetado uma inflação inferior à meta de 2% em 2022. Somente no primeiro semestre de 2022, o resultado acumulado até aqui no ano (3,7%) já é muito maior que o projetado pela autoridade monetária da zona do euro. 

Como resposta a essa inflação acelerada e persistente, as autoridades europeias se preparam agora para iniciar o ciclo de aperto monetário na zona do euro. Com o primeiro aumento nos juros projetado para ocorrer em julho, a presidente do BCE Christine Lagarde afirma que a instituição irá “até onde for necessário” para trazer a inflação de volta à meta o mais rápido possível. 

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…