Internacional

Jogos Olímpicos iniciam oficialmente nesta sexta (23); EUA anunciam novas sanções contra Cuba; mercado internacional e mais

5 Minutos de leitura

JOGOS OLÍMPICOS INICIAM OFICIALMENTE NESTA SEXTA

Os Jogos Olímpicos de Tóquio começaram oficialmente nesta sexta-feira (23). Após ser adiado no ano passado por conta da pandemia de Covid-19. É a segunda vez que a capital do Japão recebe os jogos, a primeira oportunidade ocorreu em 1964.

A abertura marca o início oficial das Olimpíadas, mas algumas competições já haviam começado mais cedo. No futebol, por exemplo, o Brasil estreou com vitórias contra a China (feminino) e Alemanha (masculino) em jogos realizados nesta quarta (21) e quinta (22), respectivamente.

A delegação brasileira em Tóquio terá, ao todo, 302 atletas. Os porta-bandeiras do Time Brasil foram a judoca Ketleyn Quadros, primeira mulher brasileira medalhista de ouro em um esporte individual (Pequim 2008), Bruno Rezende, levantador e capitão da seleção brasileira de vôlei com três medalhas olímpicas (prata em Pequim 2008 e Londres 2012, ouro na Rio 2016).

A abertura das Olimpíadas contou com músicas famosas de diversos jogos eletrônicos, como Sonic, NieR e Chrono Trigger. A tenista Naomi Osaka, atual número 2 no ranking da Women’s Tennis Association, foi escolhida para acender a pira olímpica nesta sexta.

Naomi Osaka foi a primeira japonesa a conquistar um Grand Slam de tênis. Ex-número 1 do mundo, ela estava afastada das quadras desde maio, quando abandonou uma partida do Aberto da França para blindar sua saúde mental após se negar a dar entrevistas coletivas. 

Em seu Twitter, Osaka classificou acender a pira olímpica como a maior honra de sua carreira. “Sem dúvida, o maior prêmio e honra que eu terei na minha vida. Não tenho palavras para descrever os sentimentos que tenho agora, mas sei que atualmente estou cheia de gratidão e agradecimento. Amo vocês, muito obrigada”, afirmou.

EUA ANUNCIAM NOVAS SANÇÕES CONTRA CUBA

Nesta quinta-feira, o governo dos Estados Unidos anunciou uma nova rodada de sanções contra Cuba. Segundo o presidente norte-americano, Joe Biden, os bloqueios são uma resposta à maneira como o governo cubano reagiu à recente onda de protestos no país.

“Condeno as detenções em massa e os julgamentos simulados que são os esforços do regime cubano para ameaçar o povo cubano ao silêncio. Meu governo está ao lado do povo cubano e está impondo novas sanções contra os responsáveis por esta repressão no regime cubano”, declarou o Biden.

As sanções recaem sobre o ministro das Forças Armadas Revolucionárias, Álvaro López Miera, e a Brigada Especial Nacional do Ministério do Interior. O ministro e a instituição foram incluídos na Specially Designated Nationals and Blocked Persons List (SDN), um bloqueio feito por parte do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros. A medida impede um indivíduo de ter acesso ao sistema financeiro dos EUA, impossibilitando que a mesma faça transações com terceiros.

Não ficou claro, porém, quais serão os efeitos práticos das sanções. Bruno Rodríguez, ministro de Relações Exteriores de Cuba, afirmou nesta sexta-feira que a sanção contra López e a Brigada não terão efeito imediato nenhum, mas que mostram o tamanho da implicância política dos EUA com o país.

“As sanções são irrelevantes, porque me consta que esse ministro não possui contas em bancos americanos e nunca me disse que estava interessado em fazer turismo em Miami, mas são relevantes a partir da implicação política agressiva”, afirmou o chanceler cubano.

Cubanos foram às ruas entre os dias 11 e 12 de julho em protesto motivado pela crise econômica no país e pelo aumento no número de infecções e mortes por Covid-19 na ilha. O país vive atualmente a sua pior crise econômica dos últimos 30 anos, intensificada pela pandemia.

O número de presos nos protestos não foi anunciado pelo governo cubano. O chanceler afirmou que Biden e a Casa Branca “não têm absolutamente nenhuma autoridade moral para pedir que sejam libertadas pessoas presas em Cuba”.

XI JINPING VISITA O TIBETE PELA PRIMEIRA VEZ COMO PRESIDENTE

A agência de notícias Xinhua, do governo chinês, divulgou hoje que o presidente Xi Jinping está em uma visita oficial ao Tibete há dois dias. É a primeira vez que o presidente chinês visita o país desde que assumiu o cargo, e também a primeira vez que um presidente chinês visita a região em 31 anos.

O Tibete foi invadido pelo exército chinês em 1949 e, desde então, apenas um presidente da República Popular da China havia visitado a região semiautônoma. Em 1990, Jiang Zemin visitou o Tibete no que era até então a primeira e última visita de um presidente chinês à região.

Xi Jinping já havia visitado o Tibete em 2011, quando ainda era vice-presidente do país. A visita, agora como presidente, não foi anunciada com antecedência e não há informações claras se ele já retornou à China.

Desde os distúrbios no Tibete em 2008, o governo chinês tem feito pesados investimentos para estimular o crescimento econômico da região, com objetivo de aumentar o seu controle na região, diminuindo a influência do budismo e do Dalai Lama no Tibete. Ao longo do governo de Xi Jinping, o Tibete presenciou uma massiva expansão do turismo, com a construção de novos aeroportos, ferrovias e rodovias na região.

Xi pediu esforço por parte dos tibetanos para que se alcance uma “unidade nacional”. “É primordial fortalecer as interações e os intercâmbios entre os diferentes grupos étnicos”, apontou o presidente chinês, estimulando o patriotismo.


Saiba mais

Netflix aumenta preço de assinatura e causa polêmica, Tesla deve voltar a aceitar Bitcoin como pagamento; saiba mais sobre Twitter, HalloApp, Multilaser…


ESTADOS UNIDOS LANÇAM ATAQUES AÉREOS EM APOIO ÀS FORÇAS AFEGÃS

(Agência Brasil) Os Estados Unidos realizaram ataques aéreos para apoiar forças do governo do Afeganistão que estão pressionadas pelo Talibã, enquanto forças estrangeiras lideradas pelos EUA cumprem as últimas etapas da sua retirada do país.

O porta-voz do Pentágono, John Kirby, disse a repórteres que os ataques aéreos foram em apoio às forças de segurança afegãs nos últimos dias, mas não deu detalhes.

O Talibã, através de seu porta-voz, Zabihullah Mujahid, afirmou que os ataques foram feitos na noite de quarta-feira (21) nos arredores da cidade de Kandahar, no sul, matando três dos seus combatentes e destruindo dois veículos.

“Confirmamos esses ataques aéreos e os condenamos da maneira mais forte possível. É um ataque em clara violação ao acordo de Doha porque eles não podem realizar operações após maio”, disse, referindo-se ao acordo entre EUA e o Talibã que abriu o caminho para a retirada das forças norte-americanas.

“Se eles conduzem qualquer operação, serão responsáveis pelas consequências,” acrescentou. A agência de notícias Reuters não conseguiu contactar imediatamente um porta-voz das forças dos EUA no Afeganistão para confirmar a hora e o local dos ataques.

BOLSAS E CÂMBIO

Confira os números do mercado europeu:

  • STOXX 600 (STOXX): +1,10% (461,52)
  • DAX (GDAXI): +1,00 (15.669,29)
  • FTSE 100 (FTSE): +0,85% (7.027)
  • CAC 40 (FCHI): +1,35% (6.568,82)
  • FTSE MIB (FTMIB): +1,29% (25.124,91)

Confira os números do mercado asiático:

  • Hang Seng (HK50): -1,50% (27.284,87 pontos
  • KOSPI (KS11): +0,13% (3.254,42) 
  • Shanghai Composto (SSEC): -0,68% (3.550,40)
  • Nikkei 225 (N225): 0,00% (27.548,00) (feriado)
  • Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300): -1,21% (5.089,23)

Confira os números do mercado norte-americano:

  • Dow Jones (DJI): +0,68% (35.061,55)
  • S&P 500 (SPX): +1,01% (4.411,80)
  • Nasdaq Composto (IXIC): +1,04% (14.836,00)

Confira a cotação das principais moedas estrangeiras:

  • Dólar: -0,03% (R$ 5,21)
  • Euro: -0,02% (R$ 6,13)

Imagem em destaque: G1 / divulgação

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…