Internacional

Mercado aposta em desaceleração dos juros nos EUA

2 Minutos de leitura

O Federal Reserve deve reduzir o ritmo do aperto monetário em curso na maior economia do mundo. Para a maioria dos especialistas, o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) deve anunciar hoje (14) um aumento de 50 pontos-base nos juros.


Saiba mais 

IBC-Br: prévia mostra leve retração do PIB em outubro


A desaceleração do aperto monetário parecia uma possibilidade distante nos meses anteriores, quando a grande maioria dos economistas esperava ver o Fed encerrando 2022 com mais um aumento de 75 pontos-base nos juros. Os indicadores da economia norte-americana, principalmente a inflação no país, ajudaram a aumentar as esperanças de uma atuação mais dovish do comitê de política monetária norte-americano. 

O Índice de Preços ao Consumidor (CPI) veio mais uma vez abaixo do projetado. A inflação nos EUA chegou a 7,1% nos últimos 12 meses até novembro, ante 7,3% esperados pelo consenso de mercado. 

Segundo o monitor de juros do portal Investing.com, 83% dos economistas apostam que o FOMC deve escolher pelo aumento de 50 pontos-base nos juros nesta quarta-feira. Com isso, os juros na maior economia do mundo sairiam do patamar atual – entre 3,75% e 4,00% ao ano – para ficar entre 4,25% e 4,50% ao ano. 

Dados do mercado de trabalho, no entanto, acabam pressionando o Fed e não dando confiança total ao mercado de que o BC norte-americano será menos agressivo na alta dos juros. Os dados do payroll continuam mostrando uma geração de empregos acima do esperado nos EUA e forçam o FOMC a se manter vigilante para uma possível nova aceleração da inflação no país. 

Os dados mais recentes divulgados pelo Departamento de Trabalho dos EUA revelou a geração de 263 mil empregos não-agrícolas no país. O mercado esperava um número bastante abaixo disso, cerca de 200 mil empregos criados. 

Esse mercado de trabalho aquecido e a inflação elevada foram os principais motivos que levaram o comitê a elevar os juros em 75 pontos nas últimas quatro reuniões. Na ata da reunião passada, no entanto, o Fed já havia indicado que uma desaceleração do aperto monetário viria “logo”

O Federal Reserve fará o anúncio de política monetária hoje. A declaração está marcada para às 16h, acompanhada como de costume por uma breve fala do presidente da instituição – Jerome Powell. 


Quer começar a investir com o auxílio de um assessor de investimentos? 

Clique no link, conheça a Messem Investimentos e inicie a sua jornada no mundo dos investimentos.

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…