Internacional

Parlamento da Finlândia aprova adesão à OTAN e Turquia ameaça veto

2 Minutos de leitura

O parlamento da Finlândia aprovou nesta terça-feira (17) a adesão do país à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), movimento que acontece após a escalada das tensões da Rússia com a Ucrânia. 

A votação foi encerrada com 188 votos favoráveis e 8 contra. 

Na semana passada, o presidente da Finlândia, Sauli Niinisto, e a primeira-ministra do país, Sanna Marin, apoiaram publicamente a entrada do país no bloco: 

“A adesão à Otan fortaleceria a segurança da Finlândia. Como membro da Otan, a Finlândia fortaleceria toda a aliança de defesa. A Finlândia deve solicitar a adesão à OTAN sem demora”, disseram os dois líderes do país. 

A guerra na Ucrânia praticamente reverteu o sentimento público quanto a adesão à OTAN. De acordo com referendos feitos no ano passado, 30% da população apoiava o acordo. Hoje, mais de 80% das pessoas concordam com a adesão. 


Saiba mais

Ucrânia anuncia rendição de Mariupol, tropas deixam a cidade


Embora a Finlândia não seja o foco central do governo de Vladimir Putin, o país divide 1.300 metros de fronteira com o país russo. O Kremlin não se esforçou em manter a neutralidade e disse que futuras consequências são esperadas caso o país nórdico entrasse em um acordo com a OTAN. 

A Suécia, país vizinho da Finlândia, anunciou ontem (16) que também pretende entrar na OTAN assim que possível. A avaliação da primeira-ministra Madgalena Andersson é de que o acordo é crucial para garantir a segurança do país diante de uma possível ameaça russa. Na manhã de hoje, ela formalizou o pedido em carta. 

“Parece muito grande, muito sério, e parece que chegamos a uma conclusão que é a melhor para a Suécia. Não sabemos quanto tempo vai demorar, mas calculamos que pode levar até um ano”, disse ela. 

Atualmente, as diretrizes do bloco garantem o apoio militar de todos os países membros caso alguma nação pertencente à OTAN seja invadida.  

Embora a Finlândia tenha demonstrado seu interesse e a OTAN já tenha dito que deve recebê-la de braços abertos, o país pode enfrentar uma resistência da Turquia de Erdogan na votação final do bloco. 

Todos os 30 membros precisam de um parecer favorável para a entrada ao bloco ser efetivada. Erdogan, por outro lado, argumenta que deve vetar a entrada pois os países nórdicos teriam recebidos como refugiados extremistas curdos. 

“Nenhum desses países possuem uma atitude clara e aberta quanto as organizações terroristas”, argumenta o presidente turco. “Como podemos confiar neles?”. 

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…