Internacional

PIB da zona do euro surpreende positivamente, mas inflação segue batendo recorde em julho

2 Minutos de leitura

O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro cresceu 0,7% na zona do euro durante o segundo trimestre de 2022. As informações foram divulgadas hoje (29) pela Eurostat – agência de estatísticas da União Europeia. 

A Eurostat destaca que os números ainda são preliminares e podem ser revisados no futuro. Na comparação anual, com o 2T21, o PIB da zona do euro subiu 4,0%. O gráfico abaixo mostra a evolução do PIB da zona do euro (em vermelho) e da União Europeia (em azul) na base de comparação anual. 

Fonte: Eurostat

Na União Europeia (UE) como um todo, o PIB avançou 0,6% no 2T22 na comparação com o trimestre anterior. Ante o mesmo período no ano passado, o avanço foi de 4,0%. 

“Entre os Estados-Membros para os quais existem dados disponíveis para o segundo trimestre de 2022, a Suécia (+1,4%) registou o maior aumento em relação ao trimestre anterior, seguida pela Espanha (+1,1%) e Itália (+1,0%)”, aponta a publicação da Eurostat. “Quedas foram registradas na Letónia (-1,4%), na Lituânia (-0,4%) e em Portugal (-0,2%). As taxas de crescimento homólogas foram positivas para todos os países”.


Saiba mais 

Para head de RV da Messem, tom dovish de Powell não faz jus à inflação disseminada


Inflação recorde 

Também na manhã de hoje, a Eurostat publicou a prévia para o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) de julho. Segundo publicado hoje pela agência, a inflação no bloco pan-europeu deve renovar mais uma vez sua máxima histórica ao final do mês. 

Os números divulgados apontam o CPI na zona do euro chegando a um acumulado de 8,9% nos últimos 12 meses até julho deste ano, alta em relação aos 8,6% registrados em junho. Assim como nos meses anteriores, os custos de energia continuam sendo o maior fator de pressão na inflação da zona do euro. 

A zona do euro é um bloco composto por 19 países que adotam o euro como moeda oficial, sendo eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Croácia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal. 

Bulgária, Dinamarca, Estônia, Hungria, Polônia, Romênia, Suécia e Tchéquia são países-membros da UE, mas adotam tem sua própria moeda oficial.


Quer começar a investir com o auxílio de um assessor de investimentos? 

Clique no link, conheça a Messem Investimentos e inicie a sua jornada no mundo dos investimentos.

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…