Notícias

Desemprego cai para o menor nível desde 2015, diz IBGE

2 Minutos de leitura

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na manhã desta sexta-feira (29), a taxa de desemprego trimestral encerrada em junho de 2022 caiu para 9,3%, menor nível desde 2015. 

Em relação ao trimestre anterior, encerrado em março, é uma queda de 1,8 p.p. no índice de desocupação brasileira. Em relação ao mesmo período do ano passado, a queda é de 4,9 p.p. 

“A retração da taxa de desocupação no segundo trimestre segue movimento já observado em outros anos. Em 2022, contudo, a queda mais acentuada dessa taxa foi provocada pelo avanço significativo da população ocupada em relação ao primeiro trimestre”, disse Adriana Beringuy, coordenadora da pesquisa. 

O contingente de pessoas desocupadas no Brasil atingiu 10,1 milhões no trimestre encerrado em junho, 15,8% a menos na comparação com o trimestre encerrado em março. Na comparação anual, a redução é de 32%. 

Considerando a taxa de pessoas ocupadas no país, o crescimento foi de 3,1%, totalizando 98,3 milhões de pessoas, o maior valor da série histórica, iniciada em 2012. Em relação ao ano passado, a alta foi de 9,9%, representando um adicional de 8,88 milhões de pessoas. 


Saiba mais

Ministério da Economia eleva projeção do PIB para 2022 e aposta em inflação mais baixa


O nível de ocupação, que considera o percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar, está estimado em 56,8%, crescimento de 1,6 p.p. na variação trimestral. Na comparação anual, é um acréscimo de 4,7 p.p. 

A soma de pessoas ocupadas e desocupadas, representando o contingente da força de trabalho, ficou estimado em 108,3 milhões de pessoas, um acréscimo de 1% em relação ao trimestre anterior e 4% na comparação com o ano passado. 

Por categorias, os trabalhadores por conta própria tiveram um avanço de 1,7% no trimestre encerrado em julho, representando 25,7 milhões de pessoas no total. Em relação ao ano passado, o incremento é de 4,3%. 

No setor privado, empregos sem carteira assinada somaram 13 milhões de pessoas, alta de 6,8% na variação trimestral e representando um recorde na série histórica do IBGE. 


Quer começar a investir com o auxílio de um assessor de investimentos? 

Clique no link, conheça a Messem Investimentos e inicie a sua jornada no mundo dos investimentos.

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…