Internacional

Presidente da Tunísia destitui primeiro-ministro e suspende Parlamento; Japão lidera quadro de medalhas das Olimpíadas; mercado internacional e mais

5 Minutos de leitura

PRESIDENTE DA TUNÍSIA DESTITUI PRIMEIRO-MINISTRO E SUSPENDE PARLAMENTO

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, determinou neste domingo (25) a destituição do primeiro-ministro do país, Hichem Mechichi, e a suspensão por 30 dias do Parlamento tunisiano por 30 dias.

A medida, na prática, dá plenos poderes executivos ao presidente. Saied, eleito presidente em 2019, se apoia em um artigo da constituição do país, que permite a suspensão das atividades do Parlamento do país em caso de “perigo iminente”. “A Constituição não me permite dissolver o Parlamento, mas sim suspender a sua atividade”, falou o presidente.

O artigo 80 da constituição tunisiana ainda foi usado para suspender a imunidade dos membros do Parlamento. A decisão de suspender o parlamento e destituir o premiê foi revelada após um dia de protestos contra autoridades tunisianas neste domingo.

Manifestantes foram às ruas para protestar em razão da atual crise econômica e pela má gestão da pandemia de Covid-19 na Tunísia. O principal alvo das manifestações foi o atual principal partido tunisiano, o Movimento Ennahda.

O Movimento Ennahda ascendeu como principal partido político da Tunísia em 2011, após uma revolução popular no país dar início à Primavera Árabe, onda de revoluções que se espalhou pelo Oriente Médio e norte da África a partir de 2010.

O partido classificou a suspensão do Parlamento e a suspensão do primeiro-ministro como um “golpe contra a revolução”. “Consideramos as instituições ainda de pé, e os partidários do Ennahda e o povo tunisiano defenderão a revolução”, afirmou o líder do Ennahda, Rached Ghannouchi.

A decisão do presidente é o ápice de uma disputa política entre Saied e o então primeiro-ministro, Mechichi. Em uma grave crise econômica desde o ano passado, o país de aproximadamente 12 milhões de habitantes vive um de seus piores momentos da pandemia. Até o momento, a Tunísia soma 18.600 mortos pelo novo coronavírus.

Além de assumir o papel de chefe absoluto do executivo, Saied também acumula agora a função de procurador-geral da república. Nos próximos 30 dias, ele deve mover ações contra parlamentares acusados de negligenciar a gestão da pandemia e indicar um novo primeiro-ministro para ajudá-lo a governar a Tunísia. O escolhido será o quarto premiê a assumir o cargo em menos de um ano.

Segundo a constituição tunisiana, o presidente da Tunísia tem responsabilidade direto apenas pelas Relações Exteriores e pelas Forças Armadas do país.


Saiba mais

A Dell no Brasil e a popularização do home-office


APÓS PRIMEIRO FINAL DE SEMANA, JAPÃO LIDERA QUADRO DE MEDALHAS DAS OLIMPÍADAS

Após a cerimônia de abertura na última sexta (23), as Olimpíadas de Tóquio tiveram seu primeiro final de semana de competições. Com três dias de competições, os donos da casa estão a frente do quadro de medalhas.

O final de semana foi histórico para os jogos e para o Brasil. Os atletas brasileiros conquistaram três medalhas neste final de semana, duas de prata e uma de bronze. As duas pratas vieram do skate street, modalidade estreante nos Jogos Olímpicos, enquanto o bronze veio do judô, modalidade já tradicional no evento.

No skate street, as medalhas de prata vieram com Kelvin Hoefler e Rayssa Leal, nas madrugadas de sábado para domingo e de domingo para segunda, respectivamente. Kelvin se tornou o primeiro medalhista da história do skate brasileiro, enquanto a “Fadinha” se tornou a medalhista mais jovem da história do Brasil nas Olimpíadas.

A medalha de bronze veio com Daniel Cargnin, na madrugada de sábado para domingo. Ao vencer o israelense Baruch Shmailov na repescagem, o brasileiro conquistou uma medalha de bronze na categoria meio-leve (até 66kg).

Com as três medalhas, o Brasil está na 26ª posição no quadro de medalhas das Olimpíadas Tóquio 2020. Os japoneses, donos da casa, estão na liderança com 8 medalhas de ouro. Três das medalhas japonesas vieram do skate street, com os ouros de Yuto Horigome (masculino) e Momiji Nishiya (feminino), além do bronze de Funa Nakayama (feminino).

Confira a seguir o quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Tóquio:

#PaísOuroPrataBronzeTotal
1Japão82313
2Estados Unidos73414
3China65718
4Atletas da Rússia45312
5Grã-Bretanha3317
26Brasil0213

CHUVAS DEIXAM MAIS DE 150 MORTOS NA ÍNDIA

Na última quinta-feira (22), a costa oeste da Índia foi atingida por chuvas torrenciais, que causaram deslizamentos de terra. Segundo dados de ontem, o número de mortos já é superior a 150 pessoas. As chuvas das monções, comuns na região nesta época do ano, afetaram os estados de Maharashtra e Goa.

As chuvas causaram diversos danos na região, bloqueando estradas e dificultando o trabalho de resgate de desaparecidos. Além da locomoção limitada, diversas cidades e vilarejos da costa oeste indiana estão sem energia elétrica e água potável.

A costa oeste da Índia recebeu cerca de 600 milímetros de chuva durante as tempestades. Autoridades evacuaram milhares de moradores de regiões vulneráveis. O ministro-chefe de Maharashtra, Uddhav Thackeray, afirmou que o governo precisou liberar a água de represas da região, pois já estavam transbordando.

“Represas e rios estão transbordando. Somos forçados a liberar água de represas e, portanto, estamos transferindo as pessoas que moram perto das margens dos rios para lugares mais seguros”, afirmou.

Em Chiplun, ao sul de Mumbai, o nível da água chegou a quase seis metros após 24 horas de chuvas sem interrupções. O ministro-chefe da província de Goa, vizinha de Maharashtra, afirmou que são as piores inundações da região desde 1982.

Enchentes e deslizamentos são comuns durante a temporada de chuvas de monção na Índia. As monções são ventos sazonais que causam temporadas de secas e de chuvas torrenciais ao longo do ano em parte do sul e sudeste asiáticos. Por conta deste fenômeno climático, esta região do continente também é conhecida como Ásia das Monções.


Saiba mais

Eletromidia adquire 74,6% da Ótima, Light anuncia pagamento de dividendos; saiba mais sobre JSL, Hypera Pharma, Vale…


ITÁLIA PEDE AJUDA PARA CONTER INCÊNDIOS

Neste domingo, o governo da Itália fez um pedido de ajuda à União Europeia, solicitando aviões para combater incêndios na ilha da Sardenha, a oeste da península Itálica. Ao todo, 400 pessoas foram retiradas de suas casas por segurança.

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Luigi Di Maio, anunciou o pedido no Facebook, afirmando ainda que a solicitação já estava sendo atendida por outros países europeus. “Dois (aviões) vêm de França, a quem agradeço oficialmente”, afirmou.

No sábado, a ilha italiana foi atingida por uma onda de calor vinda da África, que fez com que a grama seca da região incendiasse. O fogo se espalhou pela província de Oristano, no centro-oeste da Sardenha, deixando animais mortos, além de milhares de hectares queimados e propriedades danificadas.

Autoridades classificaram o incêndio como um “desastre sem precedentes”. As queimadas acontecem pouco tempo depois de incêndios florestais afetarem as regiões de Nápoles e o monte Vesúvio.

BOLSAS E CÂMBIO

Nesta segunda, os índices da Europa operaram com resultados mistos, alternando ganhos e perdas. Confira os números do mercado europeu:

  • STOXX 600 (STOXX): -0,08% (461,14)
  • DAX (GDAXI): -0,32% (15.618,98)
  • FTSE 100 (FTSE): -0,03% (7.025,43)
  • CAC 40 (FCHI): +0,15% (6.578,60)
  • FTSE MIB (FTMIB): +0,68% (25.296,40)

Confira os números do mercado asiático:

  • Hang Seng (HK50): -3,90% (26.220,00)
  • KOSPI (KS11): -0,91% (3.224,95)
  • Shanghai Composto (SSEC): -2,34% (3.467,44)
  • Nikkei 225 (N225): +1,04% (27.883,29)
  • Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300): -3,22% (4.925,30)

Confira os números do mercado norte-americano:

  • Dow Jones (DJI): +0,24% (35.144,31)
  • S&P 500 (SPX): +0,24% (4.422,23)
  • Nasdaq Composto (IXIC): +0,03% (14.840,70)

Confira a cotação das principais moedas estrangeiras:

  • Dólar: -0,71% (R$ 5,17)
  • Euro: -0,43% (R$ 6,10)

Imagem em destaque: Al Jazeera / divulgação

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…