Internacional

Ucrânia mantém pedido de adesão à UE, Zelensky acredita em progresso “dentro de alguns meses”

2 Minutos de leitura

Nesta sexta-feira (18), o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou que espera progresso nas conversas de entrada da Ucrânia na União Europeia nos próximos meses. A declaração pelo mesmo em seu Twitter pessoal, onde Zelensky afirmou que se reuniu com a presidente do Conselho Europeu, Ursula non der Leyen. 

“Tive uma conversa substancial com o Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. O parecer da CE sobre o pedido de adesão à União Europeia da Ucrânia será preparado dentro de alguns meses”. Apontou Zelensky, afirmando que as partes estão se movendo para alcançar seu objetivo estratégico em conjunto. 

Mais tarde, também via Twitter, Zelensky afirmou que conversou com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson. Na pauta da reunião entre as lideranças esteve a resistência da Ucrânia à invasão russa e o apoio dado pelo Reino Unido à Ucrânia durante o conflito. 

“Informei sobre a luta heróica do povo ucraniano à agressão russa”, escreveu o presidente ucraniano. “Estamos comprometidos a fortalecer a coalizão anti-guerra e garantir a paz”. 

Hoje, o vice-chefe de gabinete do presidente ucraniano, Andrii Sybiha, a Ucrânia não abrirá mão de sua tentativa de entrar na União Europeia para alcançar um acordo de cessar-fogo no conflito com a Rússia. “Serei categórico, isso é absolutamente inaceitável. É uma escolha nossa, o pedido de adesão à União Europeia foi apresentado e agora está sendo colocado em prática”, declarou. 

Ainda segundo Sybiha, as negociações para dar fim ao conflito estão em andamento, mas as conversas estão evoluindo lentamente. Para ele, negociar com a delegação russa tem sido “díficil”. 

A posição da Ucrânia em manter o pedido de adesão à UE pode ser considerado um entrave para as negociações. Entre as demandas da Rússia para o fim do conflito no leste europeu, a principal delas é o comprometimento da Ucrânia em se manter neutra e não aderir a blocos, como a União Europeia ou a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). 


Saiba mais

A Guerra Rússia-Ucrânia e o impacto nos Investimentos


Nesta terça-feira (15), as esperanças de uma resolução diplomática para o conflito haviam sido renovadas após Volodymy Zelensky afirmar que a Ucrânia não fará parte da OTAN. Em discurso visivelmente frustrado com a atuação dos países da organização, o presidente ucraniano afirmou criticou a demora da OTAN em aceitar a Ucrânia como um país membro. 

“Ouvimos argumentos, dizendo que a Terceira Guerra Mundial poderia começar, se a OTAN fechasse seu espaço para os aviões russos. Por isso não se criou uma zona aérea humanitária sobre a Ucrânia. Por isso os russos podem bombardear cidades, hospitais e escolas”, afirmou Zelensky na ocasião. 

As declarações de Zelensky foram vistas com otimismo por parte da delegação russa, que supostamente deixou de exigir a desmilitarização da Ucrânia para dar um fim ao conflito. No entanto, a posição do país quanto o pedido de entrada na UE pode estagnar as negociações, que já progridem em um ritmo baixo. 

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…