Notícias

Desemprego cai para 11,2% no trimestre terminado em janeiro 

1 Minutos de leitura

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (18), a taxa de desemprego no Brasil atingiu 11,2% no trimestre terminado em janeiro de 2022.

 

Na comparação com o trimestre anterior, de agosto a outubro de 2021, é uma queda de 0,9 p.p. na taxa. Comparado com o mesmo período do ano passado, a queda é de 3,3 p.p. 

Segundo a pesquisa do IBGE, essa é a menor taxa de desemprego para o período desde 2016. 

O número de pessoas desocupadas no país caiu 6,6% no trimestre terminado em janeiro na comparação com o trimestre anterior, atingindo 12 milhões de pessoas. É uma queda de mais de 850 mil pessoas desocupadas. Quando comparado com o mesmo período no ano passado, a queda é de 18,3%. 

Pessoas ocupadas foram estimadas em 95,4 milhões em janeiro, aumento de 1,6% comparado com o trimestre anterior. Comparado com o mesmo período no ano passado, a alta é de 9,4%. 


Saiba mais

Ministério da Economia piora a previsão do PIB para 2022 em mais de 0,5%


Considerando o nível de ocupação, indicador que mede o percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar, a taxa ficou em 55,3%, alta de 0,7 p.p. na comparação trimestral. 

O contingente na força de trabalho, que soma a população ocupada e desocupada, foi estimado em 107,5 milhões de pessoas. É um incremento de 0,6% na comparação trimestral e 5,4% na taxa anual. 

A taxa de participação da força de trabalho, que mede o percentual de pessoas da força de trabalho na população em idade de trabalhar, foi estimada em 62,3%. 

Imagem: Shutterstock

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…