Notícias

IPCA: inflação sobe 0,71% em março, abaixo do esperado

1 Minutos de leitura

A inflação brasileira fechou março com alta de 0,71%. Os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foram publicados nesta terça-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Na taxa anual, o acumulado dos últimos 12 meses, o IPCA avançou 4,65%. A inflação brasileira ficou abaixo do esperado em março – o mercado projetava alta de 0,78% e 4,70% nas taxas mensal e anual do indicador, respectivamente. 

Houve ainda uma desaceleração geral do IPCA em março. O acumulado em 12 meses desacelerou 0,95 ponto percentual na esteira da forte desaceleração da taxa mensal o indicador ante março de 2022. No mesmo período do ano passado, a inflação brasileira saltou 1,62% na taxa mensal. 

Na comparação mensal, também houve desaceleração do IPCA: em fevereiro, o indicador registrou alta de 0,84%. Com o resultado de março, a inflação brasileira acumula alta de 2,09% até o momento em 2022.

Fonte: IBGE 

Em março de 2023, oito dos nove grupos pesquisados apresentaram variação positiva. O grupo com maior variação, e também maior impacto, na pesquisa de março foi Transportes, que subiu 2,11% no período e contribuiu com 0,43 p.p. no IPCA.


Saiba mais 

Geração de emprego nos EUA fica abaixo do esperado em março 


Na contramão dos demais grupos, Artigos de residência apresentou deflação de 0,27% durante o período. O grupo teve um impacto de -0,01% p.p. no resultado final do indicador.


Quer começar a investir com o auxílio de um assessor de investimentos

Clique no link, conheça a Messem Investimentos e inicie a sua jornada no mundo dos investimentos.

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…