Notícias

Ministério da Economia eleva projeção do PIB para 2022 e aposta em inflação mais baixa

1 Minutos de leitura

De acordo com projeções divulgadas pelo Ministério da Economia, as projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro aumentaram de 1,5% para 2% ao término do ano. 

A projeção faz parte do boletim macrofiscal divulgado pela Secretaria de Política Econômica (SPE) do ministério. No documento, as projeções para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), conhecido como a inflação oficial do país, foram reduzidas de 7,90% para 7,20%. 

As apostas da SPE são mais positivas que as apresentadas no Boletim Focus, divulgado semanalmente pelo Banco Central (BC) contando com a contribuição de mais de 100 instituições financeiras. 

De acordo com o último Focus, o IPCA encerrará o ano em 7,69%, enquanto o PIB ficará em 1,59%. 

“A revisão da atividade econômica se dá, em grande medida, pelo resultado das pesquisas mensais do IBGE já divulgadas”, diz o boletim macrofiscal. “O crescimento médio mensal na margem nos meses de abril e maio da indústria geral e da transformação foi de 0,2% e 0,4%, respectivamente”. 

A SPE também aponta para as alterações no mercado de trabalho como uma das razões para a revisão do crescimento econômico. O mercado de trabalho conta hoje, de acordo com dados do IBGE para o trimestre encerrado em maio, com uma população ocupada 10,6% maior que no mesmo período no ano passado, representando um incremento de 9,4 milhões de pessoas. 

Segundo o Ministério da Economia, porém, o cenário no mercado internacional segue desafiador. 

“Observam-se revisões baixistas do crescimento global e o patamar ainda elevado dos preços das commodities de energia e alimentos”, diz o boletim. “As estimativas de crescimento do PIB dos países desenvolvidos, segundo a Bloomberg, foram revisadas de 3,8%, no início do ano, para 2,6% no final de junho de 2022”. 

Hoje, a guerra na Ucrânia e o mercado energético são os dois principais vilões das pressões inflacionárias na Europa e Estados Unidos, que optaram pelo aumento nas taxas de juros para conter a alta dos preços. 

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…