Notícias

Não recebi meu 13º; e agora?

2 Minutos de leitura

Terminou ontem (30) o prazo para que as empresas realizem os pagamentos da primeira parcela da bonificação de natal, conhecida como o 13º salário. Todos os trabalhadores com carteira assinada, inclusive aqueles que recebem comissão, possuem esse direito. 

O abono de Natal é pago também para aposentados e beneficiados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em 2021, as duas parcelas já foram antecipadas por conta da pandemia de COVID-19. 

O 13º salário é pago em duas parcelas. O prazo da primeira parte venceu ontem (30), e a segunda parcela deve ser paga até o dia 20 de dezembro. Na lei, as empresas têm de fevereiro a novembro para realizarem os pagamentos da primeira parcela do 13º. Na prática, elas costumam pagar no último dia do prazo. 

O cálculo dos pagamentos do 13º considera o valor do salário integral do mês de dezembro. Neste caso, o valor a ser pago pelo abono é resultado do cálculo do salário integral dividido por doze, e em seguida multiplicado pelo número de meses trabalhados.  

Caso o indivíduo tenha trabalhado durante todos os meses do ano, o 13º corresponde a um salário integral. Se trabalhou por menos de 12 meses, o cálculo é proporcional ao número de meses no serviço.  

Se o trabalhador recebe comissão, a primeira parcela corresponde uma média dos valores recebidos entre janeiro e outubro. A segunda parcela considera a média de janeiro a novembro.  

Horas extras e adicional por insalubridade também entram no cálculo do 13º salário. 


Saiba mais

1ª parcela do 13º salário é paga hoje; confira todos os detalhes


Mesmo com todos os direitos, pode acontecer dos pagamentos do 13º não serem realizados dentro do prazo estipulado pela lei. O que eu faço nesse caso? 

Antes de tudo, é importante checar se você possui todos os direitos necessários para o recebimento do abono de natal. 

Se mesmo assim o pagamento do 13º salário não acontecer, o ato é considerado uma infração da Lei 4.090/1962 e a empresa é passível de multa. 

Se o problema não for resolvido no setor financeiro da empresa, o trabalhador que se sentir lesado pode denunciar a companhia na Justiça do Trabalho através da plataforma virtual do Tribunal Superior do Trabalho. Neste caso, basta acessar sua região de origem. 

No caso de múltiplos funcionários lesados, o Ministério Público (MP) também pode ser acionado. 

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…